domingo, 12 de setembro de 2010

As cidades mais inteligentes do mundo


Cingapura
Essa nação, outrora uma ilha empobrecida agora possui um nível de renda comparável à dos países mais ricos do Ocidente, com um PIB per capita à frente da maior parte da Europa e América Latina. O aeroporto de Singapura é o quinto maior do país, e ocupa o porto da cidade como o maior entreposto de contentores do mundo. Mais de 6.000 empresas multinacionais, incluindo 3.600 sedes regionais, estão ali localizados, e foi recentemente classificada como a N°. 1, para a facilidade de fazer negócios.
Hong Kong
Como o centro da economia mundial continua se deslocando do Ocidente para o Oriente, Hong Kong certamente colhe os benefícios. Hong Kong Bank Chief Executive Shanghai foi recentemente transferido para lá de Londres. Seu PIB per capita está em 15° lugar no mundo. A Heritage Foundation e The Wall Street Journal classificou Hong Kong como a economia mais livre do mundo.
Curitiba, Brasil
Esta metrópole bem administrada no sul do Brasil é famosa por seu trânsito rápido de ônibus, utilizado por 70% dos seus residentes, e seu equilíbrio esta nas diferentes estratégias de desenvolvimento econômico. O programa municipal de construção de bibliotecas essencialmente eletrônica para os moradores mais pobres tornou-se um modelo para o desenvolvimento de cidades do mundo. O site Grist Ambiental, recentemente classificou Curitiba como a terceira cidade “mais verde do mundo”.
Monterrey, México
Ao longo das últimas décadas Monterrey emergiu de uma relativa obscuridade para um grande centro industrial e de engenharia. A cidade de 3,5 milhões tem 57 parques industriais, especializando-se em tudo, desde produtos químicos e cimento a telecomunicações e maquinário industrial. Monterrey e seu estado circundante, Nuevo Leon, apresentam um PIB per capita quase duas vezes superior ao do resto do México.
Amsterdam
Esta antiga capital financeira e comercial é a 7ª casa das Top 500 empresas, incluindo a Philips e ING. Os baixos impostos sobre as sociedades e o imposto de renda sobre os trabalhadores estrangeiros atraem empresas particulares. Dentre as qualidades de Amsterdam estão uma população bem-educada, poliglota e a falta de corrupção política, bem como sua localização – no coração da Europa, perto de um grande aeroporto internacional e uma curta viagem de comboio para Roterdão, porta dominante do continente.
Seattle, Washington
Próximo ao Oceano Pacífico tem alimentado o comércio com a Ásia, e sua proximidade com a estação do grande estado de Washington de energia hidro-geração garante o acesso a preços acessíveis, estável de eletricidade limpa. A área também serve como canal para muitos dos produtos exportáveis agrícolas e industriais produzidos no Noroeste Pacífico, onde liga a região por estradas e comboios de mercadorias.
Houston, Texas
Estreito laço de Houston para o Caribe. Assim como sua indústria de energia global dominante, enorme e próspera base industrial, o Complexo Texas Medical Center e aeroporto de primeira linha com todo o trabalho para uma vantagem a longo prazo. Houston também está investindo em um "futuro verde", no ano passado foi o maior comprador do país municipal da energia eólica.
Charleston, SC
Charleston expandiu o seu porto e sua base manufatureira, preservando seu núcleo encantador e histórico. Depois de uma parada industrial, Charleston agora parece pronto para emergir como um centro líder no setor aeroespacial, com a localização de um novo Boeing 787, cuja montagem vai trazer mais de 12 mil empregos bem remunerados para a região.
Huntsville
Esta cidade do sul tem sido por muito tempo um "núcleo inteligente" para a sua economia, uma herança de seu papel crítico no programa de mísseis balísticos NASA. Hoje, a ênfase tradicional na área aeroespacial foi acompanhado por movimentos ousados em campos como a biotecnologia. Kiplinger recentemente foi classificada como a área da economia N° 1 da nação.
Calgary Alberta
Com o provável aumento dos preços das commodities durante a próxima década, o Canadá parece susceptível de produzir várias cidades de sucesso. Ao longo das últimas duas décadas, a quota de Calgary aumentou 15%, o maior percentual de escritórios principais per capita no Canadá. Apesar da queda nos preços do petróleo, a demanda por commodities na Ásia deve ajudar a revitalizar a economia de Alberta no próximo ano.
Adaptado de Dailyfun4u

Nenhum comentário: