segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Trilha sonora: Ramones em “Rock’n'Roll High School”

O fim dos anos 70 foi uma época pródiga em musicais roqueiros. Não sei se foi o desbunde, ou se foi opunk que deixou Hollywood procurando uma maneira de pegar a molecada. Pode ser que tenha sido simplesmente o auge da indústria fonográfica (são dessa época aqueles discos com vendagens impensáveis, como a trilha de Os Embalos de Sábado à Noite, o disco ao vivo do Peter Framptona coletânea dos Eagles ou o melhor de todos, Rumours, do Fleetwood Mac). Enfim, a música pop estava no topo, e o cinema tirou proveito disso.
Isso fica claro nos enormes sucessos de bilheteria encabeçados por John Travolta, Os Embalos de Sábado à Noite Grease. Mas também temos experimentos autorais, como o genial Febre de Juventude, de Robert Zemeckis, sobre um grupo de adolescentes que faz de tudo para ir no primeiro show dos Beatles nos EUA. Há ainda o espetáculo bizarro de Rocky Horror Show e o inusitado lançamento de um show do Led Zeppelin nos cinemas (The Song Remains the Same, que, segundo um sobrevivente setentista que eu conheço, era visto e revisto cinco vezes por dia por uma moçada que enfumaçava a sala de cinema com seus cigarrinhos ilícitos).
E há o inexplicável lançamento de uma comédia de high school estrelada por ninguém mais, ninguém menos do que… os Ramones!!!
O filme é Rock’n'Roll High School, e conta a cruzada de uma garota que traz os Ramones para sua cidadezinha chocha e para sua escola decadente. Ícones americanos, do futebol americano aos carros às cheer leaders, são implodidos pelo punk rock ao mesmo tempo pop de uma banda que parece saída de uma história em quadrinhos.
Para alegrar sua segunda-feira, nada melhor do que os Ramones, se arrastando pelos corredores do colégio com o elenco do filme numa cena inesquecível: eles tocam Do You Wanna Dance?, cover do Johnny Rivers incluída no disco Rocket to Russia (produzido por Phil Spector, o inventor do wall of sound). É o punk produzido com esmero de Motown, empacotado para a nova Hollywood: independente, jovem, vibrante -- e que, infelizmente, envelheceu.
Esse filme foi objeto de muita reclamação na época: os punks acharam que os Ramones “se venderam”; os jovens menos radicais não viam graça na tosqueira da apresentação da banda; os cinéfilos trataram o filme com o desprezo reservado para o que há de pior. Mas Rock’n'Roll High School era o Santo Graal para a molecada lá da minha escola no fim dos anos 80, e só Deus sabe o quanto vagamos por locadoras até descolar uma cópia pirata do filme, exibida com pompa e circunstância na casa de um dos pretensos delinquentes.
Na semana seguinte, calças estavam rasgadas no joelho, e as lojas de disco das redondezas estranharam o aumento das vendas de um esquecido disco dos Ramones de 1978.
Fonte: Vip Abril

Nenhum comentário: