sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Seven Ages of Rock - VH1 - 2009


O canal VH1 teve um programa “Seven Ages of Rock”, um documentário sobre o gênero musical que mudou o modo de pensar da humanidade, transgressor e subversivo, amado e odiado, mas sempre bom e velho Rock n Roll !! Explorando épocas chaves da história da música: do estouro do electric blues britânico ao indie rock contemporâneo, passando pelo rock psicodélico do fim dos anos 60, a explosão do punk de 70 e a ascensão do grunge. Com entrevistas de grandes ícones do Rock como: Rolling Stones, Pink Floyd, David Bowie, Sex Pistols, Black Sabbath, U2, The Smiths e Oasis, entre outras lendas. 
No total são sete episódios de 60 minutos cada.

1 - Episodio - My generation
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 392 Mb
Link
Entrevistados: Eric Burdon (Animals), Al Kooper (Blood, Sweat & Tears), Jack Bruce (Cream) e Robbie Robertson (The Band).
No início dos anos 60, uma geração de adolescentes britânicos rebeldes, que cresceu ouvindo o som cru do blues americano, começou a inventar seu próprio som, carregado de adrenalina. Bandas como Rolling Stones e The Who forneceram a trilha sonora da inconstância daqueles tempos de mudança e introduziram a atitude, a ginga, o sex appeal e o volume que lançariam um eletrizante novo movimento musical: o rock.


2 - Episodio - Art Rock 
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 392 Mb
Link off
Entrevistados: Bryan Ferry (Roxy Music), Roger Waters (Pink Floyd) e Tony Visconti (produtor americano e músico que já trabalhou com David Bowie) e outros.
Dos experimentos multimídia da pop-art de Andy Warhol e do Velvet Underground, à elegância do Gênesis de Peter Gabriel, passando pela psicodelia do Pink Floyd e pelas performances carregadas de David Bowie, o episódio traça a história de como a expressão teatral e conceitual permeou o rock.

3 - Episodio - Blank Generation
Formato: Rmvb 
Áudio: Inglês 
Legenda: Português
Tamanho: 330 Mb
Link

Entrevistado: Johnny Rotten (Sex Pistols). Também apresentando Buzzcocks, The Clash, The Damned, Patti Smith, Ramones e Television e outros.
A história de duas cidades - Londres e Nova Iorque - e as bandas que surgiram do abandono, da perdição e da ira – a “blank generation”. Pela destrutiva earth music do Sex Pistols, o episódio desvenda o relacionamento entre a falida Nova Iorque e a Londres dos anos 70, com sua violenta divisão de classes e etnias.

4 - Episodio - Never Say Die Heavy Metal 
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês 
Legenda: Português 
Tamanho: 389 Mb 
Link

Entrevistados: Ian Gillan (Deep Purple) , Ozzy, Tony Iommi (Black Sabatth), James Hetfield (Metallica) e outros. 
O programa acompanha a trajetória do heavy metal, o mais controverso e incompreendido gênero musical de todos. Acompanhe os altos e baixos imperdíveis de bandas clássicas como Black Sabbath, Deep Purple, Judas Priest, Iron Maiden e Metallica contando sobre origem de suas músicas.
 


5 - Episodio - We Are The Champions
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês 
Legenda: Português 
Tamanho: 354 Mb 
Link

Entrevistados: Gene Simmons, Bruce Springfield, Bob Geldof, Stewart Copeland e Brian May.
Na metade dos anos 70 o rock invade os grandes estádios com o Led Zeppelin. O Queen, o Kiss e o Led são os nomes que comandaram o assalto aos grandes palcos. O surgimento dos grandes festivais, o Dire Straits, o The Police, a era dos estádios no rock and roll. Só o Zeppelin, em 1973, tocou para 500 mil pessoas na América. As revoltas raciais e a crise do petróleo permearam a música americana, principalmente Bruce Springfield.



6- Episodio - Left of the Dial 
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês 
Legenda: Português 
Tamanho: 286 Mb 
Link 

Entrevistados: David Grohl, Henry Rollins, Michael Stipes, Jack Endino e Kurt Cobain etc...
O alvorecer do rock alternativo nos EUA. Nirvana e Kurt Cobain comandam a onda conhecida como grunge. Alice in Chains, Mudhoney e Soundgarden. Os punks do Black Flag em contra ponto ao Van Halen e outras bandas do mainstream, já cansadas. A volta do rock as origens garageiras. O REM, com seu som único e um vocalista, Michael Stipes, que aparece ainda cabeludo. O rock se transformava buscando novas formas de 
estética e expressão. Ao mesmo tempo a MTV se consolidava como um forte veículo de divulgação, e as rádios apostaram no produto rock.
7- Episodio - What the world is Waiting
Formato: Avi
Áudio: Inglês 
Legenda: Português 
Tamanho: 696 Mb
Tamanho: 89 Minutos 
Part 1
Part 2
Entrevistados: Noel Gallagher, Johnny Marr, Pete Doherty, John Harris, Alex Kaprannos Alex James, Tim Abbot, Bret Anderson, David Haslan e Conor McNicholas.
O início do british indie e o Smiths como seu maior ícone. O ambiente do final dos anos 80 e a consolidação do Oasis como a principal banda pós punk. A cena de Manchester, o The Hacienda. Os bons grupos como New Order, The Stone Roses, The Charlatans, Oasis, todos construindo um novo ambiente que receberia o indie, uma geração que tentou reinventar o rock. O programa Top of Pops, da BBC, que deu visibilidade aos grupos. Era o brit rock, representado também pelo Blur, Jesus and Mary Chain, bem noise, bem diferente, muito barulhento. Alex Kaprannos, do Franz Ferdinand, falando de Stone Roses, Smiths e Inspiral Carpets como uma energia renovadora que o inspirou. O Happy Mondays. Uma época em que as guitarras soaram mais estridentes e menos técnicas. Cawden Town e a efervescência londrina produzindo o Elastica. Grupos indies flertando com o mainstream. O The Libertines, com um que de New York Dolls, e Pete Doherty doidão. E a safra mais nova, como o Arctic Monkeys e o Franz Ferdinand, que provaram também o quanto as gravadoras podem ser descartáveis.

Nenhum comentário: