domingo, 7 de novembro de 2010

O mercado de pilotos da Fórmula 1 para 2011

A temporada da Fórmula 1 entra na sua fase final e naturalmente a “dança das cadeiras” ganha força nos bastidores da categoria. Diferentemente de 2010, não teremos novas equipes em 2011, isso torna as coisas bem mais previsíveis em relação ao mercado de pilotos.

Equipes grandes

Nas equipes grandes as coisas já estão definidas e as atuais duplas devem ser mantidas. A Ferrari segue com Fernando Alonso e Felipe Massa, a McLarem mantém Lewis Hamilton e Jason Button e a Red Bull continua com Mark Webber e Sebastian Vettel.

Equipes medianas

Começamos pela Renault que deve dispensar Vitaly Petrov, abrindo assim a vaga mais cobiçada para a próxima temporada. Os principais candidatos para ocupa-la são Adrian Sutil (Force India) e Nico Hulkenberg (Williams).
A Force India deve perder Adrian Sutil cujo contrato termina ao final dessa temporada, isso deve garantir a vaga de Vitantonio Liuzzi na equipe. Para o outro carro a briga fica entre Paul di Resta e Narain Karthikeyan que busca apoio financeiro para voltar a F1 pela equipe do seu país.
A Willians, que teve um grande salto de desempenho nessa temporada, deve renovar o contrato de Rubens Barrichello e ceder a segunda vaga para Pastor Maldonado que chega com grande aporte financeiro do governo da Venezuela.
A Mercedes segue com sua dupla para 2011, o que já era esperado há um bom tempo.
A Sauber vai de Kobayashi e Sergio Perez. O Mexicano obteve a vaga graças a um grande investimento da Telmex na equipe.

Equipes pequenas

A Toro Rosso ainda não tem nada definido e surpresas podem acontecer. São grandes as chances de Lucas Di Grassi ou Bruno Senna aparecerem em um dos carros da ex-Minardi.
A Lotus certamente foi a melhor das equipes novatas, com um projeto sólido que evoluiu durante a temporada. A equipe deu sinal que irá manter Heike Kovaleinen, para o outro carro a briga fica entre Jarno Trulli e Bruno Senna.
A Virgin mantém Timo Glock e deve dispensar Lucas Di Grassi por motivos financeiros. Para a vaga que se abre é quase certo a contratação de Jérôme d’Ambrosio, que já irá participar dos treinos livres de sexta no GP do Brasil.
A Hispania nem vou comentar, ninguém quer andar na cadeira elétrica da categoria. Bruno Senna já deixou claro que não corre pela equipe no ano que vem. No fim essas vagas serão ocupadas por “pilotos pagantes”.
mercado de pilotos

Resumindo

Ferrari: Fernando Alonso / Felipe Massa
McLarem: Lewis Hamilton / Jason Button
Red Bull: Mark Webber / Sebastian Vettel
Mercedes: Michael Schumacher / Nico Roseberg
Renault: Robert Kubica / Adrian Sutil, Nico Hulkenberg ou Lucas Di Grassi
Williams: Rubens Barrichello ou Nico Hulkenberg / Pastor Maldonado
Force India: Vitantonio Liuzzi / Paul di Resta ou Narain Karthikeyan
Sauber: Kamui Kobayashi / Sergio Perez
Toro Rosso: Sebastien Buemi / Bruno Senna ou Lucas di Grassi
Lotus: Heike Kovaleinen / Jarno Trulli ou Bruno Senna
Virgin: Timo Glock / Jérôme d’Ambrosio
Hispania: Nico Hulkenberg / Piloto pagante
Fonte: Muita Pimenta

Nenhum comentário: