sábado, 12 de março de 2011

Clubes Rebeldes já pegaram adiantamento com C13

Dinheiro adiantado veio de contrato que ainda não existe
Fábio Koff - (Foto: Leo Pinheiro)

Alguns dos clubes que se rebelaram contra a licitação do Clube dos 13 já comprometeram parte dos direitos de imagem do Brasileiro de 2012, cujo contrato nem existe.
A informação partiu do presidente do Clube dos 13, Fábio Koff. O dirigente afirmou que possui documentos "de meia dúzia" de clubes concordando por escrito com a escolha que o Clube dos 13 fizesse para o próximo triênio.
Em troca, a entidade se tornou avalista de empréstimos que esses clubes fizeram junto a bancos.
São comuns empréstimos bancários que os clubes pegam dando como garantia valores que receberão da venda de direitos de imagem dos campeonatos que disputam.
No Brasileiro, o Clube dos 13, que recebe o dinheiro da Globo e repassa aos clubes, aparece como garantidor. Quando há um empréstimo, ele repassa ao banco.
O Clube dos 13 tem bancos preferidos para fazer essas operações.
De início era o Bicbanco. Hoje em dia, Banif e BMG também realizam esses empréstimos.
Mas é muito incomum que os empréstimos ultrapassem o limite do contrato vigente, porque nesse caso a principal garantia não existe. Aí o Clube dos 13 precisa dar garantia com seu próprio dinheiro.
Entre os clubes citados por Koff estão o Botafogo e oVasco, que anteontem enviaram cartas idênticas desautorizando o C13 a negociar em seu nome. O C13, extraoficialmente, cogita executar a dívida.
Em tese porém, esses clubes poderiam resolver a questão apresentando outro contrato que desse garantia de pagamento.

Nenhum comentário: