terça-feira, 15 de março de 2011

Cinco discos para conhecer Yngwie Malmsteen


O ditado "quanto maior é o ego, menor é o talento" não se aplica quando o assunto é Yngwie Malmsteen. Garoto prodígio da guitarra nos anos 80, o sueco é considerado um dos maiores guitarristas da história. Foi difícil escolher, mas veja abaixo quais são, na opinião da Van do Halen, os cinco melhores discos para conhecê-lo!


Steeler - Steeler [1983]

O legado mostra que o Steeler foi um nome de peso da Sunset Strip. O grupo surgiu em 1981, inicialmente comMichael Dunigan nas seis cordas. Até que Yngwie Malmsteen, recém-chegado da Suécia e no auge dos seus 18 anos, assumiu o papel dando início a uma das carreiras mais vitoriosas no rock. A primeira e única bolacha do Steeler saiu em 1983 pela Shrapnel Records, cuja especialidade era revelar ao mundo guitarristas jovens e virtuosos. A hard rocker Cold Day in Hell foi o grande sucesso, mas No Way OutHot on Your Heels eSerenade também merecem destaque. Após um ano de frisson na cena de Los Angeles, o Steeler se desmembrou. Era apenas o começo para Yngwie... mas que começo!

01. Cold Day in Hell
02. Backseat Driver
03. No Way Out
04. Hot on Your Heels
05. Abduction
06. On the Rox
07. Down to the Wire
08. Born to Rock
09. Serenade

Ron Keel (lead vocals, guitars)
Yngwie Malmsteen (lead guitars)
Rik Fox (bass, backing vocals)
Mark Edwards (drums)


Alcatrazz - No Parole from Rock'n'Roll [1983]

Recém-saído do Rainbow, o vocalista Graham Bonnetuniu forças com Jimmy Waldo e Gary Shea dando origem ao AlcatrazzNo Parole from Rock'n'Roll foi o primeiro dos dois álbuns lançados pelo grupo com Malmsteen na guitarra e, certamente, o trabalho com mais cara de anos 70 da carreira do guitarrista, que sempre apontou Richie Blackmore como sua maior influência. Comercial até o caroço, Island in the Sun foi a grande responsável pelas 18 semanas que o álbum permaneceu no ranking da Billboard. Hiroshima Mon Amour também fez bonito, principalmente no Japão, resultando em uma turnê do grupo pelo país e na gravação de Live Sentence, lançado somente após a saída de Malmsteen em 1984. Destaque também para Jet to Jet, que deu trabalho paraSteve Vai tocar ao vivo e Suffer Me, que está entre as melhores baladas já escritas pelo sueco.

01. Island in the Sun
02. General Hospital
03. Jet to Jet
04. Hiroshima Mon Amour
05. Kree Nakoorie
06. Incubus
07. Too Young to Die, Too Drunk to Live
08. Big Foot
09. Starcarr Lane
10. Suffer Me

Yngwie Malmsteen (guitar)
Graham Bonnet (vocals)
Gary Shea (bass)
Jimmy Waldo (keyboard)
Jan Uvena (drums)


Yngwie Malmsteen - Rising Force [1984]

Lançado em 1984, o primeiro álbum solo de Yngwie Malmsteen definiu as bases do chamado metal neoclássico, vertente do heavy metal que bebe na fonte de compositores clássicos como Bach, Beethoven e Paganini.Rising Force contou com o ex-Jethro Tull Barriemore Barlow na bateria, além de consistir em um dos primeiros trabalhos profissionais do vocalista Jeff Scott Soto, que marca presença em apenas duas das oito faixas do álbum. Músicas como Icarus' Dream Suite Op.4Far Beyond the Sun Black Star tornaram-se marcas registradas do guitarrista e são tocadas ao vivo até hoje. Outros momentos marcantes são a maligna Evil Eye e Little Savage, que conta com um belíssimo arranjo de cravo assinado por Jens Johansson. Sem contar o primeiro lugar no ranking da Guitar World para álbuns de shred guitar, ou seja, se você é iniciante no estudo da guitarra, passe longe deste aqui ou desista do instrumento de vez!

01. Black Star
02. Far Beyond the Sun
03. Now Your Ships Are Burned
04. Evil Eye
05. Icarus' Dream Suite Op. 4
06. As Above, So Below
07. Little Savage
08. Farewell

Yngwie J. Malmsteen (electric/acoustic guitars, bass)
Barriemore Barlow (drums)
Jens Johansson (electric and acoustic keyboards)
Jeff Scott Soto (vocals)


Yngwie Malmsteen - Odyssey [1988]

Depois de tirar o pé da cova, saindo do coma decorrente de um acidente de carro, Malmsteen se juntou com Joe Lynn Turner para compor músicas para o novo álbum de seu Rising ForceOdyssey chegou às lojas em 1988 trazendo um estilo bem diferente dos três álbuns que o antecederam. Em busca de obter maior visibilidade e expressão de vendas, a dupla apostou em sons comerciais, em sintonia com o hard rock farofa que vivia seu auge, sobretudo nos Estados Unidos. Heaven Tonightfoi um estouro, mas não ficou só nisso. O sucesso foi tanto que Malmsteen e cia. foram alguns dos primeiros artistas estrangeiros a romper a cortina de ferro e tocar na União Soviética de Gorbachev. Dos shows em Leningrado, cujo repertório era basicamente composto por músicas deOdyssey, teve origem o ao vivo Trial by Fire, fechando o primeiro ciclo da carreira do guitarrista.

01. Rising Force
02. Hold On
03. Heaven Tonight
04. Dreaming (Tell Me)
05. Bite the Bullet
06. Riot in the Dungeons
07. Deja Vu
08. Crystal Ball
09. Now is the Time
10. Faster than the Speed of Light
11. Krakatu
12. Memories

Yngwie Malmsteen (guitars, bass)
Anders Johansson (drums)
Joe Lynn Turner (vocals)
Jens Johansson (keyboards)


Concerto Suite for Electric Guitar and Orchestra [1998]

Em Fire & Ice (1992), Malmsteen realizou seu sonho de gravar acompanhado por uma orquestra, mas a baixa repercussão do álbum ocasionou uma nova tentativa, ainda mais ousada, seis anos mais tarde. Ainda que não esteja entre os meus favoritos, Concerto Suite for Electric Guitar and Orchestra tem lugar garantido na lista por ser, na opinião do próprio Malmsteen, sua obra-prima. As gravações se deram em diferentes ocasiões, num processo que, ao todo, durou pouco mais de uma semana. Conduzida pelo maestro Yoel Levi, a Orquestra Filarmônica da República Tcheca dá o tom para os devaneios do sueco em peças consagradas da música clássica. A boa receptividade resultou em um DVD, gravado ao vivo com a Nova Filarmônica do Japão.

01. Icarus Dream Fanfare
02. Cavlino Rampante
03. Fugue
04. Prelude To April
05. Toccata
06. Andante
07. Sarabande
08. Allegro
09. Adagio
10. Vivace
11. Presto Vivace
12. Finale

Yngwie Malmsteen (guitar)
Czech Philharmonic Orchestra

Nenhum comentário: