sábado, 24 de abril de 2010

Groelândia, um tesouro no gelo

A Groenlândia, maior ilha do mundo com 2,2 milhões de quilômetros quadrados, está inseparavelmente unida ao gelo, eixo principal de sua beleza


O gelo é inerente à Groenlândia, cujos 56 mil habitantes se espalham por apenas 15% de sua superfície não-gelada. Essa singularidade geográfica dá uma beleza única ao local, mas também condiciona e encarece o transporte para a ilha, autônoma dentro do Reino da Dinamarca.

No inverno, quando os 30 graus abaixo de zero não são raros, chega a "kaperlak", a noite eterna.
Em qualquer estação do ano, a principal atração de Ilulissat, região que é Patrimônio Cultural da Humanidade, é a geleira homônima de mais de 56 quilômetros de comprimento e 10 de largura.

A 300 quilômetros do norte do Círculo Polar Ártico, Ilulissat fica sobre um cabo junto ao fiorde gelado de Kangia, onde desemboca a geleira Sermeq Kujalleq, a maior do hemisfério norte. Daí o nome dessa povoação, que significa 'montanha de gelo' na língua local. O imponente cenário oferece um verdadeiro espetáculo de gelado.

O  gelo é inerente à Groenlândia: beleza única // EFE (EFE)

O gelo é inerente à Groenlândia: beleza única

Copenhague é a única conexão aérea permanente. Da capital dinamarquesa saem quatro voos semanais (oito no verão europeu) da Air Greenland para Kangerlussuaq, porta de entrada no oeste do país e de onde há conexões com outros 22 aeroportos menores, incluindo o de Ilulissat.

A Air Islândia voa para Nuuk e Ilulissat a partir da Islândia, mas apenas no verão. Nessa época, quando o mar não está congelado, as companhias de cruzeiros percorrem suas costas.

Perante a impossibilidade de uma rede de estradas pelo gelo - reduzida só a áreas urbanas - o transporte interior se limita fundamentalmente a avião e helicóptero, o que também encarece os preços.

Ilulissat repousa sobre um cabo junto ao fiorde de Kangia // EFE  (EFE)

Ilulissat repousa sobre um cabo junto ao fiorde de Kangia

Kangerlussuaq, localidade de pouco mais de 200 habitantes e aonde se chega após quatro horas de voo, é um lugar perfeito para visitar os mantos de gelo (indlandsis).

A região oferece várias possibilidades de alojamento - albergues ou hotéis - com preços que variam de 45 a 150 euros por pessoa. Há até um restaurante junto ao fiorde, onde é possível degustar iguarias locais como a carne de boi-almiscarado, vieiras e batatas cultivadas na Groenlândia.

Na chamada noite eterna, o sol é um reflexo tênue e indireto na  neve e as auroras boreais geram efeito incomparável // EFE (EFE)

Na chamada noite eterna, o sol é um reflexo tênue e indireto na neve e as auroras boreais geram efeito incomparável

A uma hora de avião está Ilulissat, incluída no município de Qaasuitsup, o maior do mundo em extensão com 660 mil quilômetros quadrados.

Dizem que em Ilulissat vivem cinco mil pessoas, porém oito mil almas, pelos três mil cachorros que habitam a região e cujos uivos são parte da paisagem.

No inverno, o frio congela o mar e as tempestades de neve tornam imprevisível o transporte aéreo. Assim, o trenó puxado por cachorros é o veículo mais confiável.

É  dito que Ilulissat tem cinco mil habitantes, mas oito mil almas, três  mil delas dos cachorros // EFE (EFE)

É dito que Ilulissat tem cinco mil habitantes, mas oito mil almas, três mil delas dos cachorros

No inverno, quando os 30 graus abaixo de zero não são raros, chega a "kaperlak", a noite eterna. Nela, o sol é um reflexo tênue e indireto na neve e as auroras boreais produzem um efeito incomparável. No verão, por outro lado, o dia nunca se acaba: é o sol da meia-noite, e as temperaturas podem superar 20 graus de dia.

Seja qual for a estação do ano, a principal atração de Ilulissat é a geleira de mais de 56 quilômetros de comprimento e 10 de largura e que produz 63 bilhões de toneladas de gelo ao ano.

A geleira envia continuamente pedaços de gelo gigantes ao fiorde e à baía Disko, e sua contemplação é um espetáculo único.

A geleira se tornou um verdadeiro símbolo dos efeitos da mudança climática, o que levou a Ilulissat políticos como a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da UE), José Manuel Durão Barroso.

Vista a partir de uma das colinas que protegem Ilulissat // EFE  (Vista a partir de uma das colinas que protegem Ilulissat)

A fauna é outro ponto forte, com pássaros, focas e, sobretudo, baleias. São organizadas excursões no verão para ver esses animais.

A inclusão da geleira e do fiorde na lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) duplicou o turismo em cinco anos - foram 19 mil visitas em 2008, segundo dados do Escritório de Turismo da Groenlândia - e fez a oferta hoteleira aumentar.

A geleira proporciona o principal meio de subsistência a seus habitantes: a água fresca e rica em oxigênio do gelo derretido se mistura com a água salgada criando boas condições para a pesca.

Kangerlussuaq é lugar perfeito para visitar os mantos de gelo //  EFE (EFE)


Kangerlussuaq é lugar perfeito para visitar os mantos de gelo

Visita obrigatória em Ilulissat é a casa-museu de seu cidadão mais ilustre, Knud Rasmussen, o mítico explorador que provou a unidade cultural dos povos locais.

Poucos quilômetros a sudoeste, junto à desembocadura do fiorde, está o povoado de Sermermiut, com restos dos diferentes povos inuitas que por ali passaram ao longo dos séculos e que ainda têm muitos de seus costumes vivos, como a caça de focas e baleias e os trenós puxados por cachorros.

As belas geleiras da Groenlândia, símbolo da mudança climática //  EFE (EFE)

As belas geleiras da Groenlândia, símbolo da mudança climática

Também permanece o groenlandês, idioma mais falado pela população local, seguido pelo dinamarquês e o inglês.

É dito que Ilulissat tem cinco mil habitantes, porém oito mil  almas, três mil delas dos cachorros // EFE (EFE)

É dito que Ilulissat tem cinco mil habitantes, porém oito mil almas, três mil delas dos cachorros

O processo de modernização pelo qual a Groenlândia passou nos últimos 50 anos provocou uma concentração da população em cidades maiores, algo em claro retrocesso na atualidade.

As  belas geleiras da Groenlândia, símbolo da mudança climática // EFE  (EFE)

As belas geleiras da Groenlândia, símbolo da mudança climática

Um exemplo vivo de nova colônia é Oqaatsut, 18 quilômetros ao norte de Ilulissat, onde vivem 500 pessoas, dedicadas quase exclusivamente à pesca. Ali só se pode chegar após uma complicada caminhada ou por barco.

As belas geleiras da Groenlândia, símbolo da mudança climática //  EFE (EFE)

As belas geleiras da Groenlândia, símbolo da mudança climática

Na direção norte, a 70 quilômetros de Ilulissat, se chega à geleira de Eqi, cuja parte frontal se estende por 3,4 quilômetros e alcança uma altura média de 200 metros. Com cautela, um barco pode se aproximar para presenciar de perto como enormes pedaços de gelo caem ao mar criando pequenas ondas.

A  inclusão da geleira e do fiorde na lista da Unesco duplicou o turismo  em cinco anos na Groenlândia // EFE (EFE)

A inclusão da geleira e do fiorde na lista da Unesco duplicou o turismo em cinco anos na Groenlândia

Com mais um dia, é possível pernoitar no Ice Camp Eqi, hospedaria com 12 cabanas na montanha oposta. A falta de água quente e eletricidade, embora haja calefação, é compensada com um excelente café com boa comida, além, é claro, da vista incomparável da geleira.

Na chamada noite eterna, o sol é um reflexo tênue e indireto na  neve e as auroras boreais geram efeito incomparável // EFE (EFE)

Na chamada noite eterna, o sol é um reflexo tênue e indireto na neve e as auroras boreais geram efeito incomparável

Um pacote com viagem de barco de ida e volta saindo de Ilulissat, uma noite no Ice Camp e guia sai por 360 euros por pessoa.

A geleira dá o principal meio de subsistência a seus habitantes. //  EFE (EFE)

A geleira dá o principal meio de subsistência a seus habitantes.

Seja contemplando a geleira de Eqi, navegando ou voando sobre o fiorde gelado, ou caminhando sobre os mantos de gelo, é possível entender o sentido de um popular ditado: "Uma vez a Groenlândia, sempre a Groenlândia".

Nenhum comentário: