domingo, 25 de abril de 2010

RecomendadoMais (re)twittado hoje Afinal, Mamma Bruschetta é homem ou mulher? 10 coisas cotidianas que são um mistério para a ciência 11 (re)tweets

malhacao95

Pesos, steps e esteiras em meio a corpos jovens metidos em collants coloridos sobre shorts de cores tão vibrantes quanto, e rabos de cavalo bem altos na cabeça. Neste cenário, chega um jovem com suspensórios e diz: “Que cheiro de morcego morto!”. Era dia 24 de abril de 1995 e o primeiro capítulo de “Malhação” estava no ar.

mello001

“Foi a primeira fala do Héricles e ficou muito marcada. Ele desvendou o mistério do odor que rondava a academia”, recorda Danton Mello, de 36 anos, o protagonista do projeto, que chegava para alavancar a audiência do horário anterior à novela das seis e preencher a lacuna de um programa voltado para os jovens.

Mais de 3.700 capítulos depois, a novelinha teen completa 15 anos no ar hoje.

Na última segunda-feira, a Academia da Praia, na Barra da Tijuca, teve seu dia de “Malhação”. Enquanto as aulas de verdade rolavam, atores da primeira fase da novela começaram a chegar, num clima que lembrava os anos 90. Porém, no lugar da conversa sobre gatinhos e namoricos, o papo começou com as mamães (corujas) Juliana Martins (Bela), Daniela Pessoa (Magali) e Ana Paula Tabalipa (Tainá), todas tagarelando sobre suas crias. A nova responsabilidade ainda impediu Fernanda Rodrigues de comparecer à sessão de fotos, já que precisava vacinar a pequena Luiza, de 4 meses.

818898-7712-ga

“A Luiza da Fernanda é a terceira filha com esse nome na nossa turma. O Danton tem uma também, mas eu fui a primeira a escolher”, garante Juliana Martins, de 36 anos, que foi a mocinha romântica Bela e hoje se dedica ao teatro: “Achei que o personagem em “Malhação” seria raso, mas ela era dramática, tinha nuances”.

Na trama, Bela sofria com o machismo do noivo Romão (Luigi Baricelli) e se encantava pelo tímido Héricles (Danton), que, por sua vez, era alvo dos colegas por ser virgem aos 17 anos.

“O legal do Héricles é que ele assumia a virgindade e as meninas adoravam. Ele se guardava para a grega Cassandra”, recorda Danton, que na época estava casado com a escritora Laura Malin.

191_3054-malhação4

“Malhação” já exibia sua função de celeiro de talentos ao trazer à TV novos rostos, como André Marques (por incrível que pareça magrinho e cabeludo), hoje no comando do “Video show”, ao lado do ex-colega de “academia” Luigi Baricelli.

“Foi o início de tudo. Na segunda cena que gravei, lembro que coloquei meu jeito de falar. O diretor disse que estava diferente do texto, mas que estava bom. Foi importante para me dar segurança”, conta o inesquecível Mocotó.

Mas a novela teen também trazia caras conhecidas, como Carolina Dieckmann, que viveu a brejeira Açucena em “Tropicaliente”, e o ex-paquito Cláudio Heinrich, que assume a falta de experiência na época do professor de judô Dado, fato que acomete ainda hoje muitos atores na novelinha.

“(Roberto) Talma, o diretor, teve muita paciência comigo. Eu era muito ruim, errava posicionamento de câmeras, gaguejava, não conseguia decorar as falas. Mas estudei muito e fui melhorando”, conta Heinrich, que hoje integra o elenco de “Bela, a feia”, na Record.

Numa época em que a internet se reduzia a e-mail (para poucos), os atores acreditam que faziam diferença para os adolescentes mostrando na tela dramas pelos quais eles

105

mesmos passavam.

“A época da puberdade do Fabinho foi muito engraçada, porque era a minha também”, diz Bruno De Luca, hoje aos 27 anos, que se recorda de querer beijar todas as fãs.

Mas esta não foi a única marca que “Malhação” deixou em Bruno:

“O diretor me deixava acompanhar as cenas, o que fez com que eu me interessasse em ter uma produtora, algo que, hoje, virou realidade”.

A identificação com os adolescentes se refletiu em números, já que o sucesso de “Malhação” foi estrondoso no ano de estreia. O esperado pela emissora era que alcançasse 14 pontos de audiência, mas batia 30 sucessivamente. E as fãs lotavam a entrada da Cinédia, onde era gravada a novela, em Jacarepaguá.

AnaPaulaTabalipa-333-globo

“Era uma loucura! Conhecíamos as fãs pelos nomes. Algumas ficavam de castigo, aí sumiam e depois voltavam”, recorda Ana Paula Tabalipa, que vivia uma aluna de natação e, hoje, louríssima e com dreadlocks, se prepara para viver Iara em “Ribeirão do tempo”, novela que estreia em maio na Record.

O frenesi em torno dos personagens era tanto que Luiza, uma garota apaixonada por seu professor de judô, colocou Fernanda Rodrigues no posto de campeã de cartas da Globo na época.

ferna

“Enchia caixas de ar-condicionado com cartas. A maioria era de meninas que me davam razão e se identificavam com os dramas”, diz Fernanda, aos 30.

Autora da primeira temporada, Ana Maria Moretzsohn lembra que recebeu a encomenda de produzir uma “novela eterna”. Até agora, cumpriu o objetivo.

“A primeira ação foi criar um núcleo familiar dentro da academia, com a mãe Paula (Silvia Pfeifer) e os filhos Fabinho e Luiza. Esse modelo funcionou e continua até hoje”,analisa a autora, de 62 anos.

Durante esses 15 anos, os temas homossexualidade, Aids, gravidez e drogas foram retratados mais de uma vez. O que não é problema algum para Ana Maria:

“Sempre tem gente nova entrando no universo da novela. A criança de 8 anos vê desenho e depois, aos 10, vai ver “Malhação”. Não terá visto o que passou. E o jovem gosta de ser retratado”.

A estrutura familiar e os dramas juvenis continuam às 17h30m, mas “Malhação” já não é a mesma. Desde 1999, a academia deu lugar a um colégio, que já virou anexo a um shopping e até mudou de nome — sem contar a pequena fase que foi interativa no quarto de Mocotó. Tudo em busca da atenção do jovem, que anda cada vez mais disputada.

“Sinto que, agora, o público está mais difícil de ser cativado, talvez por conta das novas mídias: internet, DVD, TV a cabo e etc., que estão se popularizando cada vez mais”, comenta Ricardo Hofstetter, autor da temporada atual.

O tempo passou, mas as lembranças para a turma de 95 serão eternas, especialmente se vêm na voz de Lulu Santos.

“Fui DJ na festa do meu filho e coloquei “Assim caminha a humanidade” (abertura das tramas de 95 a 99). Ele ficou bravo, mas não pude fazer nada. Tem que ter!”, festeja Daniela Pessoa.

Agora leia algumas curiosidades de Malhação:

Era para durar três anos

A ideia inicial dos produtores de “Malhação” era que a novela durasse três anos. Por ora, a TV Globo não vê chances de o programa sair da grade.

Outro nome

Em 1998, a novela sofreu uma grande mudança, abandonou a academia e passou a investir em cenas ao ar livre. Por conta disso, “Malhação” quase virou “Radical”.

Bela virou Luiza

No piloto de “Malhação”, Fernanda Rodrigues interpretou Bela. Quando o programa teve os ajustes finais para ir ao ar, a personagem ganhou mais idade e Fernanda ficou com o papel de Luiza, que tinha 15 anos, como ela.

Dado existiu e é famoso

O judoca Dado foi inspirado no lutador Flavio Canto. “Flavio fazia judô com meu filho, Guga Coelho, e era um menino muito zen. Criei o professor da academia pensando nele”, recorda a autora Ana Maria Moretzsohn.

Apoio da novela

A atriz Carla Regina largou o cargo de Malandrete (assistente de palco do Sérgio Mallandro), aos 19 anos, para integrar o elenco de apoio fixo de “Malhação”, em 1995.

Censura nela

“Malhação” foi multada por uma cena de sexo protagonizada por Cláudio Heinrich e Gisele Fraga no vestiário.

Fonte: G1

Nenhum comentário: