quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Truques surpreendentes para jogar com seu cérebro #1

A mente é o aspecto da inteligência e da consciência experiente com combinações de pensamento, percepção, memória, emoção, vontade e imaginação, incluindo todos os processos do inconsciente cognitivo. A mente manifesta-se subjetivamente como um fluxo de consciência. Neuroanatomistas costumam considerar que o cérebro é a unidade central do que chamamos de mente. Aqui é o momento de jogar com o truque do cérebro humano.


Processo Ganzfeld
No começo isso pode soar como uma piada de mau gosto prática. Comece por sintonizar o rádio em uma estação de reprodução estática. Em seguida, deite-se em um sofá e coloque com uma fita dupla com a metade de uma bola de pingue-pongue em cada olho. Dentro de minutos você deve começar a sentir um bizarro conjunto de distorções sensoriais.
Algumas pessoas vêem os cavalos atropelando as nuvens ou ouvem a voz de um parente morto. Acontece que a mente está viciada em sensações de modo que quando há pouca sensação (que é a finalidade das bolas de pingue pongue e estática) o seu cérebro acaba por inventar suas próprias.


Reduzir sua dor
No caso de sentir uma lesão, e depois ver a parte lesada com a parte inversa do binóculo, logo sua dor parece diminuir sua magnitude.
Recentemente, um reasearch na Universidade de Oxford levou à descoberta de um novo assassino de dor – a inversão dos binóculos. Os cientistas demonstraram que os indivíduos que olharam para suas mãos feridas através do lado errado do binóculo, fazendo com que as mãos parecessem menores, experimentaram menos dor, diminuindo significativamente o inchaço. Segundo os pesquisadores, isso demonstra que até mesmo as sensações corporais básicas, tais como a dor, são modulados por aquilo que vemos.


Confundir sua percepção
Isso requer duas cadeiras e uma venda para os olhos. A pessoa usando a venda deve se sentar na cadeira de trás, olhando para as costas da pessoa sentada na frente. A pessoa de olhos vendados, deve colocar a mão no nariz da outra pessoa. Ao mesmo tempo, ela deve colocar sua mão sobre o seu próprio nariz e começar a acariciar os narizes. Após cerca de um minuto, mais de 50% dos sujeitos relatam que seu nariz parece estar incrivelmente longo, por isso chamado “Efeito Pinóquio”. O efeito Pinocchio é uma ilusão que o nariz está crescendo mais, como aconteceu com o personagem literário, Pinocchio, quando ele contou uma mentira.


Confundir seus movimentos
Levante o pé direito a alguns centímetros do chão e então comece a movê-lo em sentido horário. Enquanto estiver fazendo isso, use um dedo indicador direito formando um número 6 no ar. Seu pé vai girar em sentido anti-horário e não há nada que você possa fazer sobre isso!
O lado esquerdo de seu cérebro, que controla o lado direito do corpo, é responsável pelo ritmo e timing. O lado esquerdo de seu cérebro não consegue lidar com a operação de dois movimentos ao mesmo tempo e por isso combina-os em um único movimento.


Confundir sua percepção de profundidade
Percepção de profundidade é a habilidade visual de perceber o mundo em três dimensões (3D). Olhando para uma visão que você não tenha visto antes ou entrar em um cinema 3D com os olhos fechados um irá alterar a forma como a mente percebe as coisas.
Percepção de profundidade surge de uma variedade de sugestões de profundidade. Estes são tipicamente classificados em pistas binoculares que requerem a entrada de imagem em ambos os olhos e sugestões monoculares que requerem a entrada de apenas um olho. Sugestões binocularares incluem estereoscópica, cedendo a profundidade da visão binocular, através da exploração de paralaxe. Uma vez que (por definição), a percepção binocular de profundidade requer dois olhos a funcionar, uma pessoa com apenas um olho em funcionamento não tem a percepção de profundidade binocular. E, portanto, entrando em um cinema 3D não será um fenômeno surpreendente quanto costumava ser.


Confundir sua fotorecepção
Olhe para o ponto central (sinal) da imagem em preto e branco por pelo menos 30 segundos e depois olhe para uma parede perto de você, você vai ver um ponto brilhante, brilho, algumas vezes, o que você vê? ou mesmo, quem você vê?
Olhe para o olho do papagaio, enquanto você lentamente conta até 20, logo em seguida olhe para uma mancha na gaiola vazia. A imagem, fantasma tênue de um pássaro azul-verde deve aparecer na gaiola. Tente a mesma coisa com o cardeal verde, e uma ave magenta fraca deve aparecer.
Quando uma imagem é vista por um período de tempo (geralmente em torno de 30 segundos) e, em seguida substituído por um campo em branco, um tipo de efeito chamado de pós-imagem pode ser visto. A explicação comum dada para uma pós-imagem é a de que os fotorreceptores (cones e bastonetes) do olho ficam “cansados”, e não funcionam tão bem como os fotorreceptores que não foram afetados (a “fadiga” é realmente causada pela descoloração temporária dos pigmentos sensíveis à luz contida dentro da fotorreceptores). Isso resulta em informações que são fornecidas pelos fotorreceptores em desequilíbrio, fazendo com que as imagens fixas apareçam. Quando os fotorreceptores tornam-se menos “cansados”, entre dez e trinta segundos, o equilíbrio é recuperado, resultando no desaparecimento da imagem.

Adaptado de smashinglists

Fonte: Minilua 

Nenhum comentário: