sexta-feira, 3 de setembro de 2010

'Brasil está recuperando credibilidade no basquete', diz dirigente


Istambul (Turquia) - Na Turquia para acompanhar a seleção brasileira no Mundial, o presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), Kouros Monadjemi, afirmou que um bom desempenho do time no torneio é importante para impulsionar a modalidade no País.
"Creio que estamos vendo a volta da credibilidade (do basquete brasileiro). Estamos vendo hoje uma equipe com vontade, com garra, querendo... Todos estamos lutando para que o basquete volte aos seus melhores dias. É o que vai acontecer. Vamos trabalhar na formação dos novos ídolos de que precisamos", disse.
Nascido no Irã e naturalizado no Brasil, onde vive desde criança, Monadjemi aprovou o desempenho da Seleção no jogo contra os Estados Unidos (derrota por apenas dois pontos) e lamentou a derrota diante da Eslovênia. O time comandado pelo argentino Rubén Magnano ficou atrás destes dois rivais e encarará a Argentina nas oitavas de final.
"Fiquei triste com o jogo contra a Eslovênia, porque foi muito amarrado, muito defensivo. A equipe da Eslovênia é uma bela equipe, são fantásticos. Creio que eles têm uma equipe um pouco superior à nossa. Mesmo assim foi um jogo muito bom, o Brasil soube se recuperar, chegar no final. O segundo tempo matou o nosso time. Deixamos eles fazerem 14 pontos e com um time deprimeira qualidade como a Eslovênia é difícil recuperar", afirmou.
"Já o jogo contra os EUA foi uma surpresa agradabilíssima. O jogo americano é um jogo no qual o basquete flui mais. Mesmo com a defensiva forte que eles aplicaram, foi um jogo mais solto e, portanto também um jogo mais bonito. Isso vem a mostrar que estamos no caminho certo", completou.
Monadjemi também aprovou o desempenho de Magnano à frente do time. "Estou gostando muito do que tenho visto. O Magnano vem de uma escola na qual a cada jogo do Brasil é possível ver que o esquema já está sendo montado. O Brasil joga no esquema defensivo, que é a base para o ataque. O time tem mostrado isso. Você vê que os placares têm sido baixos. É uma questão de tempo. O basquete você não faz da noite para o dia. Na minha visão o basquete brasileiro vai estar em forma no Pré-Olímpico em 2011", disse.
O presidente da LNB também gostou da organização do Mundial de Basquete na Turquia e diz levar algumas lições do país para casa. "Estamos vendo aqui na Turquia o basquete com seriedade, com profissionalismo. É isso que precisamos no Brasil no esporte como um todo: termos mais profissionalismo, mais seriedade, acreditando que trabalho sério, aberto e transparente é o único caminho que temos para nossa sobrevivência e sucesso", afirmou.

Nenhum comentário: