terça-feira, 28 de setembro de 2010

Posição do corpo influencia sua crença política – Ciência Maluca


Tô me sentindo tão conservador hoje
Hoje eu tô conservador
A menos de uma semana das eleições no Brasil, um novo estudo, feito por psicólogos da Universidade de Princeton (EUA), aparece para apontar que pode haver fatores espaciais bem malucos influenciando para que lado você vai na hora de apertar os botões da urna.
De acordo com os caras, inclinar fisicamente o corpo para a esquerda torna você mais aberto a seguir crenças liberais e votar em políticos esquerdistas, enquanto se inclinar para a direita deixa você, aham, mais propenso ao conservadorismo de direita.
(Fica de olho: SERÁ que a meiguice dos nossos candidatos confirma o resultado?)
Para chegar nisso, os pesquisadores entrevistaram voluntários sobre suas preferências políticas enquanto os induziam a se inclinarem para um lado ou para outro (colocando-os para sentar em cadeiras propositalmente tortas). E é fato: “em três testes, observamos que orientar espacialmente as pessoas em direção à esquerda ou à direta influencia correspondentemente suas atitudes políticas. Esses resultados dão suporte à noção de que o ambiente influencia a maneira como interpretamos domínios abstratos”, diz o estudo.

Nenhum comentário: