domingo, 31 de outubro de 2010

Daniel Skupien - Coleção dedicada ao Heavy Metal nacional

Existem coleções dedicadas a um único artista. Outras, são focadas em um determinado estilo. Já a coleção do paulista Daniel Skupien possui um diferencial muito legal: ela é dedicada ao Heavy Metal nacional. Olhando seus itens, é como se fizéssemos uma viagem pela história da música pesada no Brasil, relembrando todos os fatos que transformaram o nosso país em um dos maiores mercados metálicos do mundo. Essa edição da Collector´s Room é uma homenagem a todos que fizeram, e fazem, a história do metal nacional todos os dias. Pessoas como você. Então, embarque nessa volta ao passado e boa viagem!.

O raríssimo álbum do Razor
O raríssimo álbum do Razor

Vinil do Alta Tensão autografado
Vinil do Alta Tensão autografado

Vulcano
Vulcano

Vista geral da coleção
Vista geral da coleção
Daniel, pra começar eu gostaria que você se apresentasse aos nossos leitores.
Meu nome é Daniel Haydn Skupien, tenho 31 anos, moro em São Paulo, palmeirense fanático e, acima de tudo, amante do bom e velho Heavy Metal.
Como foi o seu primeiro contato com o rock?
Foi em 1985, na época do Rock in Rio 1. Eu tinha nove anos de idade. Em 1987, ao conhecer bandas de Thrash Metal, uma febre na época, fiquei fascinado e percebi que essa paixão iria me acompanhar por toda a vida … e isso já faz 20 anos (risos).
Qual o tamaho da sua coleção?
Minha coleção é basicamente composta de LPs e CDs dos anos oitenta, além de clássicos. Na última contagem tinha cerca de 400 vinis, sendo 213 itens entre LPs e compactos só de metal nacional, e cerca de 500 CDs, sendo o foco itens fora de catálogo.
A sua coleção possui um diferencial muito interessante, que é o fato de ela possuir uma enorme quantidade de itens de grupos que fizeram a história do metal nacional. Porque você decidiu focar a sua coleção no Heavy Metal produzido em nosso país?
Na verdade sempre curti metal nacional, mas sempre me interessei por coisas diferentes, e por isso procurava escutar bandas de vários estados do Brasil, não ficando só nos lançamentos da Cogumelo, Heavy Discos, Rock Brigade e Point Rock, as grandes gravadoras da época.
Se temos bandas excelentes aqui, então temos que valorizar o que é nosso. A prova disso é que hoje essas bandas se tornaram cults no exterior. Acho que se na época as bandas nacionais tivessem uma divulgação mais decente certamente várias teriam estourado, porquequalidade tinham de sobra.
De quais grupos você possui mais material, e quais são as suas banda favoritas?
Bandas gringas: Death Angel, Kreator, Anthrax, Slayer, Megadeth, Nuclear Assault, Atrophy, Suicidal Tendencies Corrosion of Conformity, D.R.I., Hallows Eve. Basicamante bandas de Thrash Metal, que é a minha paixão. E, claro, não esquecendo onde tudo começou, com nomes comoBLACK SABBATH, Led, Deep Purple, Motorhead, Judas Priest e Iron Maiden.
Vamos olhar para o passado e fazer uma cronologia da sua vida de colecionador. Qual foi o pimeiro álbum que você comprou, e porque?
O meu primeiro LP foi “Destroyer” do KISS. Fiquei fascinado pelo som puramente rock and roll e pelo visual. Comprei de um vizinho meu.
Aliás, esses dois vizinhos, o Vladimir e o Marcelo Miranda (que é guitarrista do Arum), foram os responsáveis pela minha conversão ao metal. Fazem mais de quinze anos que não os vejo, mas gostaria de deixar essa homenagem a eles.
Qual foi o número máximo de itens que você já adquiriu de uma única vez?
O máximo de itens que adquiri de uma única vez foram quinze, entre LPs e CDs .Quem é colecionador fica maluco quando encontra as raridades que procura, gastando até o que não tem.
Que itens você considera os mais raros da sua coleção?
Tem um que é o LP da Tropa de Shock, essa mesma que faz Metal Melódico hoje em dia, só que esse vinil é em português e o som e o visual são bem hard anos 80. Tem também o vinil da banda Cartel de Medelin, um hard cantado em português muito legal.
Agora, os mais raros são em CD:
- “Ratrace” do Vulcano, lançado somente no exterior;
- “First” do Volkana, só lançado no exterior (e com capa diferente);
- e “Straight” do Dorsal Atlãntica, CD lançado somente lá fora, também com capa diferente da original.
Tem também outros itens, como:
- o compacto da banda capixaba Thor, em que o vocalista depois foi para a banda Attomica;
- “Roots” do Sepultura;
- “Bloody Vengeance” do Vulcano, em uma versão inglesa com capa diferente da original;
- compacto do Dorsal Atlântica que só saiu no exterior, com tiragem limitada à 500 cópias;
- “Fireworks” do ANGRA em vinil, formato que só foi lançado no mercado francês;
- e o maxi-single “Correntes” do Metalmorphose, com apenas duas faixas. Essa banda dividiu um split com o Dorsal Atlântica no início de carreira.
Das bandas gringas, sem dúvida alguma são esses:
- “Armed And Dangerous” do Razor;
- as coleções completas dos grupos argentinos V8 e Hermetica;
- o primeiro LP da banda portuguesa Tarantula;
- “Son Of Odin”, do Elixir
- e o primeiro álbum do Bill Ward, batera do BLACK SABBATH, que tem duas músicas inéditas com o Ozzy nos vocais, e que só são encontradas nesse disco
E qual você considera o item mais bonito da sua coleção?
Para mim é o vinil colorido (marrom e amarelo) do “Endorama”, do Kreator, bem como o “Fireworks” doANGRA edição francesa capa dupla lindíssima, e o “Evolution” do Viper em vinil azul lançado só no exterior.
Quais foram os itens mais difíceis de conseguir, aqueles que você passou um tempão atrás até tê-los em sua coleção?
O problema às vezes não é o tempo, mas os preços que são estratosféricos. Para mim, os que mais demorei para conseguir foram o “Ward One” do Bill Ward, o “Son Of Odin” do Elixir, o compacto do Thor e o “Bloody Vengeance” do Vulcano (vinil importado com capa diferente), além de uma banda de hard rock brasileira chamada Knock Out, o álbum “Ou Vai Ou Racha”. Esse foi um dos últimos que adquiri.
E que itens você está procurando para a sua coleção, mas ainda não conseguiu encontrar?
Discos de bandas gringas, como o “Kingdom Of Lusitania” do Tarantula e o segundo do Vio-Lence, “Opressing The Masses”.
Das bandas nacionais, quem tiver esses itens por favor entre em contato:
- Água Brava - Compacto, banda do Rio de Janeiro
- Veneno Perfeito - Lã de Vidro
Quais são os itens que você mais gosta entre todos os da sua coleção?
Os LPs de metal nacional. Não tem um em especial, são todos meus filhos.
Como você guarda e conserva a sua coleção?
Todos os meus LPs ficam em plásticos protetores e estão em uma estante feita especialmente para eles, ficando em um local protegido do sol.
Onde você costuma comprar os itens da sua coleção?
Costumo comprar pela internet, no eBay e também no Music Stack. Existem lojas do mundo inteiro cadastradas nesse site: www.musicstack.com. Uma loja que eu indico, que tem itens bem legais e raros, é a Mafer Records aqui em SP, do meu amigo Danilo.
Você mora com os seus pais, certo? Como eles vêem essa sua dedicação a sua coleção?
Meus pais ficam malucos e não entendem a minha paixão por colecionar LPs.
E os seus amigos, procuram bastante você atrás de dicas de bandas legais que valem a pena ser conhecidas?
A maioria dos meus amigos começou a escutar som comigo, e sempre pegam dicas quando querem escutar algo diferente.
Onde você costuma pesquisar a respeito de novos lançamentos e de itens que gostaria de ter na sua coleção?
Minha fonte principal de conhecimento foi a revista Rock Brigade, de 1987 a 1991. Depois fiquei autodidata. Nos sites, tem dois bem legais: o BNR Metal e o Metaleros.de, esse último especializado em Heavy Metal latino.
Quais seriam, pra você, os dez melhores álbuns de todos os tempos?
Escolher apenas dez LPs de metal de todos os tempos é complicado, muito pouco, mas vou me deter principalmente aos de Thrash Metal, mas lembrando que a molecada não pode esquecer onde tudo começou: Black Sabbath, Led Zepellin, Deep Purple, AC/DC, IRON MAIDEN, Judas Priest, Motorhead, Rush e outras bandas clássicas com álbuns fundamentais.
Top#10 Gringo
- Death Angel - Act III
METALLICA - … And Justice For All
- Kreator - Extreme Aggression
- Slayer - Reign in Blood
- Corrosion of Conformity - Blind
- Testament - The New Order
- Trouble - IV
- Dark Angel- Time Does Not Heal
- Pantera - Cowboys From Hell
- Flotsam and Jetsam - No Place For Disgrace
Top#15 Nacional (não consegui ficar em apenas dez)
- Vodu - Seeds of Destruction
- Mutilator - Into The Stranger
- The Mist - Phantasmagoria
- Taurus - Sob O Signo de Taurus
- Alta Tensão - Portal do Inferno
- Chakal - The Man Is Own Jackal
- Attomica - Limits of Insanity
- Azul Limão - Vingança
- Dorsal Atlântica - Straight
- MX - Simoniacal
- Viper - Soldiers Of Sunrise
SEPULTURA - Beneath the Remains
- Ratos de Porão - Brasil
- Zona abyssal - Zona Abyssal
- Anthares - No Limite da Força
O que você tem escutado atualmente, e o que recomendaria aos leitores do Whiplash?
Tenho escutado e recomendaria aos leitores bandas como Mastodon, Threshold, Dust, Captain Beyond, Budgie, Riverdogs, Widowmaker, Death Angel e Hermetica.
Você acha que algum dia irá parar de comprar discos porque, enfim, tem tudo aquilo que sempre quis ter?
Para um colecionador é impossível parar de comprar discos, sempre vamos ter uma motivação para comprar, como pictures, vinis coloridos, edições limitadas.
Já parou para pensar em quem será o herdeiro da sua coleção?
Não gosto nem de pensar. A minha coleção será herdada só quando eu morrer. Fico sempre me imaginando com oitenta anos batendo cabeça (risos).
Qual é o papel do rock e do metal na sua vida?
O rock tem papel fundamental na vida de qualquer apaixonado por música, mexe diretamente com o sentimento das pessoas, e o heavy metal, como é muito variado, faz com que tenhamos sons para todas as situações pelas quais estamos passando.
Na sua opinião, quais foram a importância e a influência dos grupos nacionais para a história do Heavy Metal, e quais foram as mais influentes?
Na minha opinião, as bandas brasileiras dos anos oitenta eram formada por verdadeiros abnegados. Não tinham nenhum décimo da estrutura e da tecnologia de hoje, e as facilidades de divulgação, era tudo por carta e revista, mas era tudo feito com amor e paixão, ainda mais para as bandas fora do eixo São Paulo-Rio de Janeiro.
Para mim, as mais importantes para o pontapé incial foram o Strees, Vulcano, Centúrias, Harppia, Dorsal Atlântica e Karisma. Sem essas não teríamos SEPULTURA, Korzus, Viper, Overdose, Vodu, Attomica e muitos outros.
O Vulcano, para mim, é um exemplo de dedicação e paixão pelo metal. O Zhema é o guerreiro do metal, está na batalha desde 1983, desde o lançamento do compacto independente e também do “Live”. Uma atitude corajosa lançar um LP ao vivo de forma independente. É preciso ser muito macho (risos).
Agora, com relação a carreira e sucesso no exterior, sem dúvida o SEPULTURA. Sair lá de BH e desbravar o mundo divulgando o nosso país não é pra qualquer um, vai ficar na história da nossa música.
Tem alguma história curiosa que aconteceu com você, por causa dessa sua paixão e dedicação ao Heavy Metal?
Não tenho história engraçada não, mas o legal foi conhecer pessoas do Brasil inteiro e também integrantes de bandas que ficaram meus amigos, como o Zé Luís do Vodu, o Claúdio Bezz do Taurus, o Carlos Lopes do Dorsal, o João Márcio do Attomica e o Wizz do Chakal.
Que papel e importância e papel você acha que nós, coleionadores, temos na indústria da música?
Eu acho que, por causa dos colecionadores, o mercado musical nunca morrerá. O gostoso é pegar um LP na mão, curtir a capa, o encarte, prazer que esses MP3 nunca proporcionarão. O vinil parou de ser fabricado há mais de quinze anos, e continua a procura, tanto que até voltou a ser prensado em algumas edições limitadas.
Fonte: Whiplash

Nenhum comentário: