sábado, 23 de outubro de 2010

Dia do Professor: Os professores do ROCK


Antes de tudo a 91ROCK parabeniza todos os professores desse mundo. Vocês são essenciais! Parabéns pelo seu dia!
Agora vamos ao post.
Pedimos no Twitter (@91Rock) para o pessoal indicar quem eles consideram os grandes professores do Rock, e a lista ficou boa, um pouco extensa, mas com ótimas indicações. Então aqui vão os professores do Rock dos ouvintes da 91 Rock…
Neil Young
Canadense, mas com sucesso americano, o compositor que é lenda no rock teve mais destaque no country e folk, porém seus álbuns continham sempre uma faixa com mais “peso” que beiravam o Hard Rock. Ele virou um grande superstar pois seus shows sempre foram épicos, grandes estruturas e espetáculos que interagiam com a platéia, com luzes, fumaças, cenários.
Led Zeppelin
Não deve haver um grande músico que não se perca ao som de Stairway to Heaven. A épica música que virou faixa símbolo da banda não traduz nem metade da importância do Led Zeppelin para o Rock. Não se trata de um membro professor, mas de toda uma banda. A mistura de estilos e o espírito de liberdade que a banda trouxe ao mundo inspira até hoje qualquer novato ou tiozão. A banda se separou após a morte do baterista, em 1980, mas a música deles é com certeza eterna.
Robert Johnson
Se algum dia o Rock teve um pai, esse foi o Blues, e se o Blues teve um mestre, esse foi Robert Johnson. O músico famoso pelo seu mito da encruzilhada é considerado por muitos como o maior bluesman que já existiu. Toda sua técnica e alma na música influenciaram Zeppelin, Bob Dylan, Clapton, Stones, e muitos outros bons amantes da música. Uma lenda, um grande professor!
The Beatles
O quarteto de Liverpool não precisa de grandes apresentações ou explicações do porque estar na lista. Uma das maiores bandas que já existiu, sua fama já foi comparada com a de Jesus. Eles ensinam melodia e harmonia até hoje para todos os bons roqueiros, e para todo o mundo, foi uma das bandas mais importantes pra popularização do ROCK.
Johnny Cash
O conhecido como “Homem de Preto” é uma escola para o rockabilly e country rock. Fez sua fama nos anos 50, junto com outros ícones do rock da época, ficou alguns anos por baixo dos panos, até que nos anos 90 retornou ao auge. Faleceu em 2003 mas seu legado e suas lições de música viverão muito!
Lemmy
Se você teve algum professor porra louca, esse pode ser comparado ao Lemmy, ele não é só uma lição de música, mas também de viver o Rock and Roll na pele. Baixista, vocalista e fundador do Motörhead, sua influência é inegável, até Slash já adimitiu que desde pequeno se inspirava nele. E toda essa vivência rock começou cedo, antes da fama ele era roadie de ninguém menos que Jimi Hendrix. De um grande mestre a outro!
Eric Clapton
Talvez ele não seja o roqueiro puro, mas seus riffs de guitarra não negam o grande professor que ele é. Sempre foi considerado inovador, e com suas influências de blues encanta todos com suas melodias. Sua carreria chegou a ser abalada com a chegada de Hendrix, e como vários bons músicos teve quedas com drogas e álcool, mas mesmo assim ele não deixou de ser o grande que sempre foi e até hoje consegue dar grandes aulas a cada música tocada.
Gene Simmons
O demônio do Kiss na realidade é um professor de verdade, e chegou a lecionar para turmas do primário antes de se aventurar nas loucuras do Rock. Apesar de toda fama, Gene nega que alguma vez na vida tenha abusado de álcool, ou ingediro/fumado qualquer droga. Atualmente ele tem um reality show que mostra sua família, e você pode aprender muito com as lições de vida de um rockstar, que por trás de toda a máscara, tem uma vida de verdade.
Sting
Vocalista e baixista da banda The Police, Sting também é um dos músicos que mais vendeu discos na história. Sua influência e músicas passam por vários estilos, e conquistou vários sucessos tanto com o Police como na sua carreira solo. Se tem um professor que sabe ganhar prêmios, esse é o cara, que tem no seu armário em casa uma coleção de Grammys e até um Oscar!
Kurt Cobain
É impossível não lembrar do Kurt quando se fala em grunge e vice versa. O Nirvana, sua banda, ensinou ao mundo que com poucas notas, e músicas simples até demais, pode ser colocar toda alma do Rock em uma canção. A sua rebeldia e oposição à tudo que era “normal” o levaram à uma vida de drogas, e no seus últimos anos de vida, muitos fãs desacreditavam o caminho que ele tinha seguido. Sua morte em 1994 é discutida até hoje em rodas de roqueiros.
Pink Floyd
Rock clássico progressivo experimental e maravilhoso. O Pink Floyd é uma banda de professores que em toda sua carreira deram grandes aulas de rock em cada disco. “The Dark Side of the Moon” foi um dos discos de maior sucesso do mundo, ficando no topo das listas por semanas, e ainda hoje no topo dos favoritos de muitos roqueiros. A banda se separou em 1994 mas mesmo separados os músicos continuam a tocar e ensinar rock ao mundo.
Jimi Hendrix
Outro que não precisa de apresentações, Hendrix é uma lenda da guitarra, não só para os roqueiros. Quebras guitarras, botar fogo nelas, tocar com os dentes, com a língua, e várias outras manobras conhecidas do rock, ninguém sabia fazer isso de forma tão espetacular como esse cara. Foi tão grandioso que tem uma estrela na calçada da fama. Sua morte aconteceu em 1970 de causas que até hoje não foram explicadas.
The Rolling Stones
Outros professores do Rock foram os Stones, juntamente com os Beatles eles levaram o rock ao povo, com músicas marcantes e dançantes são lembrados, mesmo que não influenciem diretamente, por qualquer roqueiro atual. A banda está em atividade até hoje provando que Rock não tem idade e não tem hora pra acabar!
Os Mutantes
No cenário brasileiro um dos grandes mestres foi o Arnaldo Baptista, Rita Lee e os Mutantes. Esta banda mudou toda a visão de uma nação sobre o rock. Pode-se dizer que eles foram os precursores do Rock no Brasil. Toda inovação, polêmica e críticas das músicas encantam até hoje jovens e adultos, todas as gerações. Recentemente o grupo voltou às atividades e tem excurcionado pelo Brasil e mundo.
Renato Russo e o Legião UrbanaO Legião talvez não seja considerado o Rock que todos estão acostumados, mas no Brasil é uma das maiores influências do estilo. E é considerado por muitos o ponto de partida. Muitos professores de música usam suas canções devido às melodias simples e letras complexas. Renato Russo foi um grande poeta e um grande professor para o estilo no Brasil.
Ivo Rodrigues
Impossível deixar o grande Ivão fora desta lista! Ele sim é o grande professor do Rock parananse, mesmo não sendo natural daqui. Seu maior sucesso veio com a banda Blindagem que é considerada a cara do rock paranaense. Ivo nunca se negou a discorrer sobre sua vida e o Rock and Roll com quem quer que o abordasse pelos bares de Curitiba. Uma lenda, um grande mestre. Faleceu no início desse ano, com 61, devido a uma parada cardiorrespiratória.
BÔNUS
Dewey Finn (Escola do Rock)

Agora sim um professor que todos gostariam de ter, o engraçadíssimo Jack Black e seu personagem Dewey Finn, do filme “Escola do Rock”. Totalmente louco e roqueiro o professor não teve medo de interromper as atividades da turma e ensinar a eles o que é o Rock, a história, as bandas, e ainda montar uma banda e competir em um grande festival! Aposto que após ver o filme todo mundo quis ter 10 anos novamente e ter sorte de achar um professor desses!
É isso aí, essa foi a nossa lista, indicada por vocês, se vocês acham que faltou alguém, digam nos comentários. E novamente, Feliz Dia do Professor!
Fonte: 91 Rock

Um comentário:

Allan Pessoa disse...

Por mais q seja uma homenagem atrasada do dia dos professores, eles merecem e além disso eu gostaria q todos esses professores citados nessa matéria tivessem sido meus professores na escola. xD