sábado, 23 de outubro de 2010

Parlamento sérvio endurece lei após violência de torcedores radicais

O Parlamento sérvio aprovou nesta sexta-feira algumas emendas à lei de procedimento penal para reforçar as punições a grupos de torcedores radicais que recentemente protagonizaram vários episódios de violência. As novas medidas poderão ser aplicadas já neste sábado, no clássico entre Estrela Vermelha e Partizan, partida de maior rivalidade no país e considerada de alto risco.
Bogdanov da Sérvia vai preso por confusão no Luigi Ferraris Stadium em Gênova Itália

As emendas que receberam o respaldo majoritário dos deputados sérvios consistem basicamente em aumentar para 30 dias, em vez dos oito atuais, a detenção preventiva, enquanto a definitiva pode chegar a cinco anos.
As autoridades esportivas e políticas sérvias decidiram na quinta que a partida entre o Estrela Vermelha e o Partizan será disputada com presença de público, após vários dias de incerteza e especulações dando conta que o jogo poderia ser adiado ou jogado com o estádio vazio. Milhares de policiais vigiarão a segurança durante o confronto, informou o Departamento policial de Belgrado.
– O estádio não é nosso único ponto de nosso interesse, mas também as estradas de acesso a Belgrado, desde as passagens fronteiriças, dado que estamos reunindo informações necessárias e interessantes do ponto de vista da segurança de todo o país – disse o chefe da Polícia de Belgrado, Slobodan Vukojlic.
torcida da servia joga sinalizadores no campo, itália x servia
No último dia 10, na capital da Sérvia, grupos extremistas, entre eles torcedores radicais, promoveram quebra-quebra no centro da capital em protesto contra a Parada do Orgulho Gay local. Mais de 150 policiais foram feridos nos choques contra os manifestantes.
Dois dias depois, na cidade italiana de Gênova, a partida entre Itália e Sérvia, pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2012, foi suspensa devido à violência dos torcedores sérvios nas arquibancadas do estádio, no centro da cidade, contra as forças da ordem italianas e contra o goleiro da seleção sérvia, Vladimir Stojkovic. O arqueiro já havia sido ameaçado de morte em várias ocasiões por ter trocado o Estrela Vermelha pelo Partizan.

Nenhum comentário: