terça-feira, 19 de outubro de 2010

Rocky Balboa, uma lição de vida






Como muitos já falaram, a história de Rocky Balboa confunde-se com a história do próprio Stallone e talvez seja por isso que ela pareça tão real.
Os clássicos filmes contam a história de um boxeador de resultados mediócres, que participava apenas de pequenas lutas e que ganha a oportunidade de enfrentar o campeão mundial dos pesos pesados. Nos filmes vemos Rocky ascender ao topo para depois cair, se levantar e cair novamente num ciclo sem fim. Porque afinal a vida é assim.
Até ai nada demais, não é mesmo?
Mas não estou aqui para falar dos filmes, eu quero falar é de Rocky Balboa. Um personagem tão real que ganhou uma estatua nos arredores do museu de arte da Philadelfia (sim eu sei que a estatua foi feita para o terceiro filme).
Filho de imigrantes Italianos, solteiro, pobre e praticamente analfabeto. Esse é Rocky Balboa, um cara simples como tantos outros, que ganha a vida como cobrador de um agiota e  tirá uns trocados extras em pequenas lutas locais de boxe. O boxe é uma das paixões da sua vida, junto de Adrian, a tímida atendente do petshop localizado próximo do ginásio ondem ele treina.

“Ninguém deve nada a ninguém. Você deve a si próprio”

Sua vida muda após a luta com Apollo Creed, o campeão dos pesos pesados. Rocky apesar de não vencer a luta aguentou em pé todos os rounds, um feito e tanto para um lutador de seu nível. Já na luta de revanche Rocky vence e a fama e fortuna entram em sua vida.
É nesse ponto que o personagem mostra como é real, pois o vemos deixar a fama subir a cabeça a ponto de perder o cinturão de campeão mundial para o desafiante Cluber Lang. Tudo bem que ele reconquista o cinturão em uma revanche após ser treinado por seu ex-rival Apollo Creed.
Avançando um pouco no tempo vemos Rocky já velho, as lutas são coisas do passado, sua esposa Adrian morreu e aparentemente sua vida resume-se a um apanhado de lembranças dos tempos de glória. Após mais um golpe de destino Rocky acaba recebendo o covinte para lutar contra o atual campeão mundial.

“A ultima coisa que envelhece é o coração.”

Rocky inicia os treinamentos para a grande luta, mesmo ninguém acreditando que ele podia sequer aguentar um round e tendo apenas a companhia de seu fiel cunhado Paulie. Ele aguenta todos os round, mas no fim acaba perdendo a luta por pontosa, mas isso não importa muita já que seu objetivo havia sido atingido.
Assim nos despedimos de Rocky Balboa, com um sentimento de que uma pessoa pode alcançar os seus sonhos mesmo que todos achem impossível.




Rocky Balboa é sobretudo o herói mais humano que o cinema já mostrou, ele não tem superpoderes, tem defeitos e comete erros, porém sempre levanta a cabeça e segue adiante. Porque afinal, desistir nem sempre é o caminho mais fácil.
Rocky não é apenas um filme, é uma lição de vida e uma injeção de animo para o espectador.

Nenhum comentário: