sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Thrash Metal: 10 novas promessas - incluindo uma brasileira

Traduzido por Karina Detrigiachi
O site Noisecreep fez uma lista com as 10 melhores novas bandas de Thrash Metal. Obviamente muitas bandas ficaram de fora devido á grande diversidade desta vertente, porém abaixo seguem 10 grandes promessas do gênero.

Imagem
1 - Municipal Waste
Sem dúvida uma das melhores e mais populares bandas que fazem parte do renascimento do thrash, o MUNICIPAL WASTE influenciou muitas das outras bandas desta lista. Oriundos de Richmond, Virgínia, EUA, foram influenciados por grandes bandas dos anos 80 como TANKARD e WEHRMACHT e as misturam com ótimas bandas como D.R.I e EXCEL, resultando em uma mistura intoxicante de velocidade e letras infecciosas. Álbuns como 'Hazardous Mutation' e 'Massive Aggressive' são um conjunto de riffs monstruosos, mas são nos shows ao vivo que eles ganham sua reputação por fazerem um show perfeito.
Ver o MUNICIPAL WASTE ao vivo é um acontecimento. Em um segundo você verá alguém sendo passado por cima da multidão e no momento seguinte, você verá o vocalista Tony Foresta detonando uma cerveja no meio de uma canção. Em uma cena onde muitas bandas de metal se levam a sério demais, o MUNICIPAL WASTE prova que não há problemas em se divertir um pouco enquanto você canta sobre os problemas mundiais.
Imagem
2 - Violator
Como SEPULTURA, DORSAL ATLANTICA e RDP, os brasileiros do VIOLATOR provam que seu país, que sofre com sua situação econômica e política, pode inspirar algumasletras realmente cheias de energia.
A técnica da banda é pegar pesado nas guitarras e apoiar-se nas melodias. Com o álbum “Chemical Assault” de 2006 o quarteto provou que é uma das maiores esperanças do cenário underground - apesar do álbum ter passado meio que despercebido. Agora contratados pela Earache Records na Europa, o VIOLATOR finalmente possui uma força potente para obter a produção musical, divulgação e atenção que eles merecem. Preste atenção nesses caras!
Imagem
3 - Warbringer
Se você pegar uma pessoa com 30 e poucos anos que ama thrash metal antigo para escutar WARBRINGER, ela provavelmente não adivinhará que se trata de uma banda nova. Isso porque esses maníacos californianos se mantêm fiéis ao seu estilo. A vociferação do John Kevill é essencialmente thrash, trazendo à mente o trabalho de Steve Souza do EXODUS enquanto suas guitarras atacam um balanço mortífero de rangido e melodia. Seu recente álbum, “Waking Into Nightmares”, tem recebido ótimas críticas e a banda tem trabalhado duro fazendo muitas turnês.
Imagem
4 - Merciless Death
O MERCILESS DEATH são puristas alavancando o gênero com sua música sem enrolação nem firulas, algo que faz do power trio um dos líderes da nova cena.
O incansável trabalho ético da banda não somente mostrou seu firme compromisso - e amor - pelo som, mas também ajudou a crescer a cena pelo oeste dos EUA. Contudo, o MERCILESS DEATH possui um estilo mais rápido e mais direto ganhando uma grande vantagem sobre as bandas européias dos anos 80, mais do que muitas outras bandas desta lista.
Imagem
5 - Mantic Ritual
Se você anseia pela era “Kill Em' All” doMETALLICA, esta é uma banda que deveria estar em sua biblioteca no iTunes. Essa banda de Pittsburgh ama o thrash que faz e com riffs de guitarra instantaneamente memoráveis e linhas de vocais cativantes. E isso fica evidente no seu mais novo lançamento “Executioner”. Os vocais do vocalista e guitarrista Dan Wetmore carregam a sensação de autoridade de James Hetfield, e músicas como "One by One" e "Panic" possuem todos os traços estilísticos que fizeram bandas como EXCITER, OVERKILL e DEATHROW (da Alemanha) tão grandiosas.
Imagem
6 - Ramming Speed
Apesar desta banda de Boston ainda não ter consolidado seu nome no mundo do metal, isto não significa que eles não mereçam isso. Já fazendo barulho no distrito dos EUA em cenas hardcore e punk, as composições do RAMMING SPEED revelam muito amor por grupos como NUCLEAR ASSAULT e ANTHRAXantigo. Se você procura por arranjos complexos e guitarras mais técnicas, o RAMMING SPEED não é pra você. Mas se você deseja ouvir algo sem firulas, direto ao ponto thrash, está poderá ser sua nova banda favorita.
Imagem
7 - Blood Tsunami
Composta por membros da cena death e black metal norueguesa, incluindo o baterista Faust (EMPEROR, ABORYM), o BLOOD TSUNAMI é tão dedicado ao som que nomearam seu primeiro álbum de “Thrash Metal”. Em seu material, há muitos críticos o comparando com bandas alemãs do movimento “thrash teutônico” incluindo lendas como DESTRUCTION e SODOM. Isso significa que o BLOOD TSUNAMI toca um tipo forte, dissonante e rápido de thrash que não inclui os aromatizantes com o quais as bandas americanas de hardcore e punk colorem suas composições.
Imagem
8 - Toxic Holocaust
Originalmente um projeto solo de um músico oriundo do Oregon que se auto intitula Joel Grind, o TOXIC HOLOCAUST se tornou uma banda em tempo integral. Contratado da Relapse Records, o TOXIC HOLOCAUST se tornou uma das bandas mais solicitadas e populares desta lista. Como o RAMMING SPEED, o Grind demonstra seu amor pelo punk o envolvendo em sua composição. Mesmo em músicas como “Nuke the Cross” e “Send Them to Hell,” você pode ouvir claras influências de DISCHARGE e BROKEN BONES.
Imagem
9 - Skeletonwitch
Com um nome como SKELETONWITCH (esqueleto de bruxa), você não pode esperar por uma banda punk feliz e positivista. Oriundos de Ohio (EUA), eles lançaram um dos álbuns mais fortes na cena thrash de 2007, “Beyond the Permafrost”. Apesar de suas guitarras e seções rítmicas funcionarem, são os vocais de Chance Garnette que chamam atenção. Seus rugidos guturais mostram obvias influências de death metal, mas é quando chegamos na forma de tocar do SKELETONWITCH que atingimos momentos relaxantes. Procure nas lojas o quanto antes o novo álbum da banda.
Imagem
10 - Corrupt
Esta banda sueca é a mais obscura desta lista, mas não é por falta de materiais essenciais. KREATOR e SEPULTURA antigos ajudaram a formar o som dessa banda, mas sombras de death metal também se fazem presentes.
Com Olof Wikstrand, o CORRUPT possui um dos conjuntos de riffs mais talentosos no thrash atual. O cara tem obviamente feito sua lição de casa, pois cada parte da guitarra ecoa com personalidade- e não há sequer um momento de simples preenchimento em suas canções. O tempo nos dirá se esses suecos podem elevar seu perfil, mas por enquanto todos que lêem isso deveriam procurar pelos trabalhos da banda.
Fonte: Whiplash

Nenhum comentário: