domingo, 19 de dezembro de 2010

GLOBO lança caderno especial do fim de mandato da Era Lula


RIO - "Nunca antes na História deste país" ficará lembrado como bordão original do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2002-2010). Para o bem ou para o mal, a frase marcou os oito anos do líder do Partido dos Trabalhadores (PT) no cargo mais alto do poder Executivo, após disputar todas as eleições presidenciais desde a redemocratização do Brasl. A frase titula o caderno especial da Era Lula publicado pelo GLOBO neste domingo, dia 19 de dezembro, a 13 dias do final de seu mandato. O conteúdo distribuído em 28 páginas traz reportagens, frases e análises exclusivas desde a chegada do operário ao poder , além de artigos revisitados escritos em 2002 quando sucedeu a Fernando Henrique Cardoso.
O caderno foi coordenado pela Editoria de País, além dos seus repórteres, os profissionais da editoria de Economia, das sucursais de Brasília e de São Paulo e os colunistas, sendo que a maior parte das matérias produzidas foi elaborada pelos jornalistas que cobrem o governo Lula. O site do GLOBO - que já havia publicado um balanço especial dos oitos anos da passagem de Lula pela Presidência da República - também colaborou com a edição do caderno na produção de vídeos, textos, e enquetes que complementam o especial e brinda o leitor com informações adicionais e interativas com os textos. Uma fotogaleria com charges do cartunista Chico Caruso também é destaque.
Confira a íntegra do caderno especial na edição digital do GLOBO
Miriam Leitão escreve sobre os truques dos números oficiais e o carisma do presidente que inflaram o desempenho econômico de sua gestão, com aumento de gastos e menos investimentos do que ele costuma dizer. Já Carlos Alberto Sardenberg comenta sobre a política de juros, impostos e gastos estratosféricos.
O historiador Marco Antonio Villa fala sobre o 'pulo do gato' do presidente Lula ao buscar apoio eleitoral nos setores desorganizados, nos menos escolarizados e com renda inferior a um salário mínimo.
José Casado enumera as promessas não cumpridas por Lula e Ancelmo Gois faz uma coluna especial para o caderno. Autor do livro "O lulismo no poder", o colunista Merval Pereira traz alguns trechos de sua obra.
O documento, porém, traz uma lacuna: o próprio Lula. Diferentemente de todos os seus antecessores, o presidente não aceitou conceder a tradicional entrevista de final de mandato.
Vídeos:

Fonte: O Globo 

Nenhum comentário: