terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A ESSÊNCIA DO HEAVY METAL

Bem pessoal. Vale apena fazer um post explicando o porquê do programa PAPO DE GUITARRA sobre “Satanismo no metal: Culto ou Imagem?” não ter entrado aqui no blog.
Primeiro gostaria de dizer que ao contrário do que muita gente acha ,o Heavy Metal não é uma música infantil.
Do ponto de vista da musicalidade, melodias, ritmo, harmonia e contraponto é rico e muito instrutivo. Sem falar que muitas bandas de bom senso criaram e criam em suas músicas imagens que nos remetem a idade média e toda a sua mística. Espadas,bárbaros,guerreiros,castelos,magos,feiticeiros,reis,cavaleiros negros , demônios e etc.De forma poética, muitas vezes recriou a temática do aço.

O problema é que,muitas das bandas satanizaram demais o lado bizarro do estilo dando a “cara do Diabo” colocando na cabeça de muita gente que o capeta é mesmo o pai do rock, uma mentira mais cabeluda do a história do Papai Noel...Isso chegou a um extremo de até um membro de uma banda por fogo em igreja.
E isso falo independente da minha crença, sendo muito mais uma percepção, do que uma condenação ao que foi mencionado e sem essa de advogar nenhum interesse.

Quais os problemas que isso gerou para o estilo?
- As capas de Heavy Metal passaram de obras de arte pra lugar de pose do Demo que virou uma espécie de Gisele Bündchen do metal.

- As letras perderam a criatividade e ilustram muito mais uma preocupação em manter a temática mórbida do que uma contestação aos produtos que vão à contramão da cultura underground.

- Até os nomes das bandas são muitas vezes ilegíveis e já dizem por si, sobre o som que entra como filosofia ou culto a alguma coisa menos como autêntico Heavy Metal.

- Esse “evento” criou uma armadilha psicológica pra muitos fanáticos religiosos que ganham fiéis pelo medo, formando um rebanho que sataniza não só a música, mas toda a existência.

- Criou uma leva de músicos xiitas que acham que só existe esse tipo de metal e a música morreu ali...Uma representação autêntica do Massacration da MTV numa versão mais macabra.

Desculpe se você faz parte dessa fatia, mas acho que o lado poético do metal, suas alegorias e a sua estrutura artística são um produto de arte que jamais poderia ser considerado coisa infantil, embora assim seja pra muita gente posto que, a morbidez que é passada, já nem mete medo de tão banalizada que ficou.

Eu sempre gostei de Heavy Metal apesar de ouvir mais Hard Rock e não digo que um seja melhor que o outro. Ainda ouço muita banda que adota essa postura procurando muito mais no que ainda restou de bom do que na imagem recriada e copiada.

Como nosso blog é freqüentado por todo tipo músico e de rockeiro do mais setentista ao mais brutal metal o qual respeito e nada tenho a dizer contra, a não ser a banalização de um tema que já teve seu tempo e que algumas bandas fazem, achei que seria melhor e menos comprometedor falar do tema em um post já que fiz inúmeros convites pra turma que trabalha diretamente com esse tipo de metal para ouvir as razões e ouvir as opiniões porque não sou uma verdade absoluta enquanto opinião. Gosto de ouvir tentar entender e filtrar. Mas pelo que vi, ninguém quis segurar a bandeira.
A impressão que fica é que a grande parcela que fala do demo ao mesmo tempo não quer se comprometer nem um pouco com ele criando uma imagem real pra si... Outro problema!
 
Fonte: Ponto Guitarramais, esse texto não é uma crítica ao gênero Black Metal , mas onde ele dese
mbocou...

Nenhum comentário: