segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ressaca: como curar e enfrentar a próxima bebedeira

As festas estão aí! Chegam as confraternizações de final de ano e você acorda no dia seguinte proferindo o clichê: “nunca mais vou beber!” como um mantra. Sejamos realistas! Amanhã terá outra confraternização com bebidas a vontade e lá se vai o pé na jaca NOVAMENTE.
O mais importante é manter a dignidade do dia seguinte e debelar de forma eficaz os estragos da temida ressaca. Reclamar o dia todo é para os fracos. Você leitor do MP é diferenciado e pode enfrentar várias confraternizações seguidas que não ficará com cara de chapado em nenhuma delas.
Ressaca: como curar e enfrentar a próxima bebedeira
A ressaca acontece porque o etanol existente nas bebidas alcoólicas tem que ser eliminado o mais rápido possível, pois ele é reconhecido como uma substância nociva. A fim de limpar o organismo, a água é utilizada como meio de transporte e você desidrata: urina mais e sente mais sede por causa disso. E bebe novamente, urinando  ainda mais, formando um ciclo vicioso que faz você beber a noite inteira.
Uma forma eficaz de evitar a intoxicação e não cair bêbado na festa é ingerir a bebida lentamente e sempre acompanhada de algum alimento. Isso retarda a absorção do álcool e quanto mais devagar ele é absorvido, menos mal ele vai fazer ao seu organismo.
Outra dica importante para manter a classe é alternar a ingestão dos drinques com bebidas não-alcoólicas. Hidratar o corpo durante a festa diminui ainda mais os efeitos nocivos do álcool.
A única forma de evitar a ressaca é ter o cuidado de não gerar a tal intoxicação. Quanto maior a quantidade e mais rápida a ingestão, maior a possibilidade de intoxicação (embriaguez) e a recuperação será dolorida com toda a certeza (ressaca).

Algumas dicas:

  • O vinho tinto possui mais congêneres (substâncias tóxicas provenientes da degradação do álcool) que o branco, causando mais ressaca no dia seguinte;
  • As bebidas baratas, por terem padrão de pureza muito baixo, tendem a gerar mais desconforto no dia seguinte. Aqui o barato sai caro, então abra o bolso, se quiser evitar as mazelas do pós-festa.
  • Evite misturar bebidas. Quanto maior a variedade de congêneres, mais substâncias nocivas serão geradas e maior o risco de intoxicação;
  • Bebidas borbulhantes, por conterem gás carbônico aceleram a absorção do álcool. Evite-as.
  • Se sentir náuseas, precipite o vômito. Este é um mecanismo de defesa para expulsar o que está causando a intoxicação. Não vai melhorar seu estado, mas previne sua piora.
  • NUNCA tome nenhum medicamento sob o efeito do álcool. Isso iritará ainda mais o seu estômago e poderá causar extremo desconforto gástrico.
Ressaca: como curar e enfrentar a próxima bebedeira
Não adiantou, você passou da dose… Calma! Nós temos a solução! Se você já percebeu que está alterado, é hora de parar! Coma alguma coisa, e ingira bastante água. Esqueça a chave do carro no bolso, nem pense em dirigir. Renda-se. Ainda há tempo de fazer algo para evitar a ressaca: refrigerantes com açúcar o ajudarão a sentir-se melhor. A hipoglicemia causada pela intoxicação contribui para o mal estar. Vá para casa e procure ficar acordado o máximo possível, afinal o sono diminui o metabolismo, retardando assim a eliminação das substâncias tóxicas.
Ressaca: como curar e enfrentar a próxima bebedeira
tÔ BeBuM, DoUToRA... E aGOra?
Em caso de intoxicação grave, procure um médico!

O Dia Seguinte

Continue a hidratação. O repouso é mais do que recomendado, o seu corpo merece um descanso depois de tanto desgaste. Faça refeições leves, evite condimentos, frituras, alimentos de difícil digestão e frutas ácidas. Evite tomar remédios sem orientação. Anti-inflamatórios podem irritar ainda mais o seu estômago e analgésicos de metabolização hepática (como o paracetamol) irão sobrecarregar ainda mais o seu pobre fígado.
Espere pelo menos uns três dias antes de ousar beber novamente – este é o tempo ideal para a eliminação de todas as sustâncias tóxicas que seu organismo produziu a partir da metabolização do álcool.
O Maridator, grande beberrão há anos, tem preferência pela água de coco e o caldo de cana no dia seguinte. E você, qual a sua dica? Comente abaixo e deixe a gente saber!
Depois de tanta enrolação, vamos ao que interessa: JÁ PODE BEBER?

Nenhum comentário: