domingo, 13 de fevereiro de 2011

No Brasil, cresce uso concomitante entre Orkut e Facebook





As mais de 30 alterações promovidas em 2010 pelo Google em sua rede social, o Orkut, foram, no mínimo, auspiciosas. Preocupada com a perda do único território que ainda detém domínio e com a migração parcial de usuários, mesmo que paulatina, para sites como Twitter e Facebook, a gigante de buscas produziu diversas modificações, algo sem precedentes nos sete anos de vida da rede social. E, na prática, a estratégia parece dar certo. Por ora, o Orkut ainda reina soberano em seu segmento. Mas, um recente relatório da empresa de métricas Comscore tira a rede social da zona de conforto: brasileiros continuam com suas visitas diárias ao Orkut. Contudo, começam a desbravar outros terrenos virtuais, como o Facebook. É o uso concomitante das das duas plataformas sociais.
Na última semana, a empresa de métricas Comscore divulgou o levantamento “Estado da Internet“, que colocou o Brasil como o oitavo país que mais acessa a internet (40 milhões de acessos únicos em dezembro de 2010), à frente de Grã-Bretanha (38,6 milhões) e Coreia do Sul (30,2 milhões). A liderança é da China, com 291,54 milhões de visitas únicas. Na categoria redes sociais, a Comscore dedicou parte de seu esforço para atualizar o cenário de batalha entre Orkut e Facebook no país. Trata-se de um panorama, no mínimo, otimista – para ambos.
A pesquisa, produzida com dados de usuários da web com mais de 15 anos, apontou um novo crescimento do Facebook – 278% em 2010, alcançando 12,11 milhões de visitas únicas. O Orkut, por sua vez, também evoluiu: 28% no mesmo período, com 31,27 milhões de visitas únicas. No resto do mundo, a rede social do Google não obtém o mesmo êxito: apenas 35% dos usuários do site não fazem parte do território nacional. Diz a Comscore: “Se não fosse o Brasil, o Orkut não existiria em 2011″.
Contudo, informações relativas aos acessos aos sites – e não tão menos importantes – apontam para uso concomitante das duas plataformas. Segundo a Comscore, apenas 13% dos usuários do Orkut usavam o Facebook em 2009. No ano passado, o valor chegou a 33%. Entre todos os adeptos brasileiros cadastrados no Facebook, 95% dos que acessavam o site de Zuckerberg em 2009 também visitavam o Orkut. Em 2010, o percentual caiu para 89% – números que só provam que o voraz desejo de Mark Zuckerberg em desbancar a rede do Google no país, por ora, continua como uma das tarefas mais árduas.

Nenhum comentário: