sábado, 19 de março de 2011

Arquivo de música esconde vírus capaz de atacar carros


Especialistas criaram código para analisar segurança de carros modernos.
Trabalho é de pesquisadores de universidades de Washington e San Diego.


Stefan Savage UC San Diego (Foto: Divulgação/UC San Diego)

Um grupo de pesquisadores liderados por Stefan Savage e Tadayoshi Kohno vai publicar uma pesquisa que mostra maneiras de comprometer a segurança de um automóvel. O meio mais interessante desenvolvido pelos pesquisadores envolve a utilização de um arquivo digital de música que, quando reproduzido no sistema de som do carro, permite a eles executar códigos maliciosos no veículo.
Outros métodos desenvolvidos pelo grupo envolvem a rede Bluetooth, a rede celular e códigos maliciosos em ferramentas de diagnóstico usadas em centros de reparo – um cenário previsto pelo especialista da fabricante antivírus F-Secure Sean Sullivan em entrevista ao G1.
Preocupações de segurança em carros aumentam com a modernização dos veículos, que, em alguns países, possuem sofisticados computadores de bordo.
Os especialistas das universidades de Washington e San Diego estão envolvidos com o assunto há pelo menos dois anos. Em 2010, publicaram um artigo mostrando o que era possível fazer tendo um notebook conectado a um computador de bordo de um sistema de carro. No artigo, eles mostraram que era possível controlar o sistema do carro para “desativar os freios, brecar uma roda específica, parar o motor, entre outros”. Nesse primeiro artigo, os pesquisadores já mostraram como seria possível instalar um vírus no carro.
Na pesquisa que está sendo publicada agora, intitulada (em tradução livre) “Análise abrangente e experimental de superfícies de ataque automotivas”, os especialistas mostram como invasores poderiam usar diversas técnicas para realizar o ataque, sem depender de uma conexão direta de um notebook com o carro.
Uma vez infectado, um veículo poderia ser remotamente destravado para facilitar roubos, segundo os pesquisadores.
O carro analisado é de 2009, mas nem o fabricante nem o modelo foram informados.
Fonte: G1

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