terça-feira, 8 de março de 2011

MEMÓRIA: O ÉPICO FAITH NO MORE


No embalo do anúncio oficial da presença de Mike Patton no Rock in Rio 2011, vamos relembrar a épica participação do Faith No More na segunda edição do maior festival de música do mundo.
Era domingo, ou seja, dia de Maracanã. Mas, naquele 20 de janeiro de 1991, ninguém foi ao maior estádio do mundo para ver uma partida de futebol, todos foram assistir ao show da maior banda do mundo na época: o Guns N’ Roses. Sendo assim, todos os outros a se apresentar nesta mesma data possuíam uma tarefa bastante ingrata. Ingrata, mas não o suficiente para abalar ou intimidar o Faith No More, que subiu ao palco esbanjando vigor e atitude, com toda a originalidade de seu inclassificável som, que mistura metal, hard rock, funk, rap, hardcore, rock progressivo e experimental…
Mike Patton no Rock in Rio 1991
Para mostrar que não estava de brincadeira, logo no início o FNM utilizou artilharia pesada, disparando contra o público suas músicas mais conhecidas em território brasileiro: “Falling To Pieces” e “Epic” – amplamente divulgadas pela recém criada MTV Brasil. E a elas se seguiu um repertório eletrizante, executado com singularidade, que levou o público presente no Maracanã ao delírio, atingindo seu ápice na última música da apresentação, um cover de “War Pigs” do Black Sabbath. O sucesso foi tão grande que a banda voltou para o bis – algo concedido somente para as atrações principais de cada noite – e entoou uma música até então inédita em seu repertório, mas que viraria marca registrada da banda: “Easy”.
Foi uma performance cheia de energia, tão empolgante e explosiva que no meio de “War Pigs” o guitarrista Jim Martin ficou sem retorno, e no meio da apresentação todos os teclados queimaram (com exceção ao piano elétrico). Além disso, o show agradou tanto o público brasileiro que o Faith No More passou a ser uma das bandas mais cultuadas no Brasil – e inclusive voltou ao país, meses depois, para uma mini-turnê.
Sem sombra de dúvidas, o Faith No More fez um show épico – que ficou na memória de muitas pessoas e entrou para a história como uma das apresentações mais célebres do Rock in Rio. Então você não pode deixar de ver o regresso de Mike Patton ao maior festival de música do mundo, e quem convida é ele mesmo:

Nenhum comentário: