quinta-feira, 16 de junho de 2011

Homem volta a enxergar após 55 anos


Depois de ser atingido por uma pedra, na infância, um descolamento de retina levou um homem a ficar cego do olho direito. Cinquenta e cinco anos depois do acidente, esse homem, hoje com 63 anos, teve a visão restaurada, segundo relato de médicos publicado no BioMed Central's open access "Journal of Medical Case Reports".
As causas mais comuns de descolamento de retina incluem ferimentos na cabeça, miopia ou diabetes. Com a retina descolada por um longo período, acontecem alterações degenerativas que muitas vezes tornam impossível a restauração da visão. Quando o paciente chegou ao hospital, com queixa de dor, os médicos trataram da pressão intraocular elevada. Com a pressão estabilizada, eles trataram um glaucoma neovascular e o paciente recuperou a percepção à luz. Encorajados pelo resultado, os médicos decidiram tentar recolocar a retina e, depois da cirurgia, o homem recuperou a visão a ponto de poder contar os dedos a uma distância de cinco metros.
Um ano depois o paciente teve que fazer uma nova cirurgia porque algumas cicatrizes forçavam partes da retina a se descolarem de novo e esta cirurgia também foi bem sucedida.
- Até onde sabemos este é o primeiro caso de recuperação em um paciente com descolamento de retina por um longo período - disse o médico Olusola Olawoye, do New York Eye and Ear Infirmary.
- Este resultado tem implicações para outros pacientes , especialmente no contexto das pesquisas com células-tronco que poderão ser transplantadas em doentes para restaurar a visão.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/06/16/homem-volta-enxergar-apos-55-anos-924695460.asp#ixzz1PXUJYXSL 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

Nenhum comentário: