domingo, 5 de junho de 2011

Simpsons não poupam nem atletas: Pelé vira mercenário, e Ronaldo mulherengo





Engana-se quem acha que o seriado “Os Simpsons” só faz piada com personalidades em evidência nos Estados Unidos. Pouco popular entre os norte-americanos, o futebol já foi tema de pelo menos dois episódios ao longo de 22 temporadas, cada um deles com a participação especial de um ídolo brasileiro.
Primeiro foi Pelé, no episódio “The Cartridge Family”, de 1997. Dez anos depois, Ronaldo Fenômeno dublou ele próprio em “Marge Gamer”. Claro que eles não escaparam das piadas. Nem eles nem os outros esportistas que já participaram de “Os Simpsons”. Veja na coletânea a seguir.
Ronaldo “mulherengo” e crítica ao futebol
O episódio “Marge Gamer”, de 2007, fala sobre o vício em videogame de Marge e Bart, ao mesmo tempo em que Lisa arruma outro hobby: jogar futebol. Homer então solta uma de suas pérolas: “Futebol? Sempre pensei que o nome disso fosse totó humano”.
Homer então começa a apitar os jogos de Lisa, sempre protegendo a filha. Ela não conseguia acompanhar as amigas, e se jogava no chão para cavar faltas, sempre apitadas pelo pai. Eis que surge Ronaldo Fenômeno, com a camisa do Real Madrid. Naquela época, no entanto, ele já pertencia ao Milan.
Ronaldo “viaja o mundo desmascarando quem cava faltas”, e repreende a atitude de Lisa e Homer. Quando o pai finalmente expulsa a filha de campo, Ronaldo solta sua frase mais marcante: “Mais uma família que se separou por causa de mim”.
Além da participação de Ronaldo, o episódio apresenta uma visão bastante crítica do futebol em si. Em certo momento, Homer diz: “Filha, agora eu entendo de futebol, assisti a muitos jogos, até quase vi um gol”.
Mais tarde, para tentar a reconciliação, Homer presenteia a filha com um documentário da BBC sobre brigas sangrentas em estádios de futebol, inclusive no Brasil. Feitas as pazes, Lisa chega a dizer que o futebol é um esporte violento que enlouqueceu a América do Sul.
Pelé “mercenário”
Dez anos antes, Pelé apareceu com uma camisa branca, parecida com a do Santos, em outro episódio que retratou o futebol sob o olhar crítico dos norte-americanos,  ressaltando os placares mínimos, empates e astros que ninguém conhece com nomes hispânicos. Paella é vendida no estádio de Springfield, que recebe uma partida entre México e Portugal. Pelé comparece para o pontapé inicial. Após algumas palavras para o patrocinador, ele recebe um saco de dinheiro e vai embora.
Sampras “pão-duro” e Serena “comilona”
Em “Tennis the Menace”, de 2001, a família começa a jogar tênis, mas a competitividade entre eles chega a níveis absurdos. Por isso, a dupla Homer e Lisa contrata outra jogadora para desbancar Marge e Bart: Venus Williams.
O juiz então permite que Marge escolha outra profissional para equilibrar o jogo, e chama Serena Williams, que estava comendo pizza na plateia. Como se não estivesse fazendo nada, Pete Sampras comemora a oportunidade de jogar ao lado de Serena, e logo Andre Agassi chega para assumir o lugar de Homer.
O principal alvo de piadas é Pete Sampras, descrito como “pão-duro”. Primeiro, ele fala: “anda, vamos jogar, tenho que gravar um comercial”. Depois, quando Homer acha a sua carteira, Pete prontamente atinge o personagem com uma bolada.
Yao Ming finge não saber inglês
“Homer and Ned’s Hail Mary Pass” foi o episódio de 2005 escolhido para passar depois do Super Bowl, o evento de maior audiência dos Estados Unidos. Por isso, contou com participações de astros como Tom Brady, LeBron James e Yao Ming. Os dois jogadores da NBA aparecem jantando  na casa dos Simpsons. Enquanto LeBron usa a tigela de salada para simular um rebote e uma enterrada no lustre, Yao Ming balbucia palavras em chinês quando Marge pede ajuda para tirar a mesa. Lisa flagra, pois já havia lido entrevistas suas em inglês. “Calada garota, assim é melhor para mim”, responde Yao.
Tony Hawk e os ossos quebrados
“Barting Over”, de 2003, conta como Bart conseguiu emancipação e foi morar sozinho. No novo prédio, ele descobre que mora embaixo do skatista Tony Hawk, e encontra uma festa no apartamento do vizinho sem querer. Bart pergunta se ele mora ali mesmo, e Tony responde: “Só quando não estou viajando ou no hospital com os ossos quebrados. Espero que não se importe em morar embaixo de skatistas profissionais que gostam de festa”, diz Tony Hawk.

Fonte: Blogosfera

Nenhum comentário: