quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Como explorar o GH, a ‘fonte da juventude’


GH é a sigla que denomina o hormônio do crescimento (do inglês Growth Hormone).  Ele exerce papel fundamental na síntese de proteínas, o que é importantíssimo para o nosso organismo. Em outras palavras, é absolutamente indispensável para a recuperação dos treinos, o aumento de massa muscular e para retardar o processo de envelhecimento.
Na infância, o GH é liberado em grandes quantidades. À medida que ficamos mais velhos, porém, sua produção diminui. O resultado disso nós já sabemos: perda de massa muscular e aumento da porcentagem de gordura corporal.
Estudos têm demonstrando, porém, que alguns métodos de treinamento aumentam a produção de GH1,2. Um deles é o treinamento de força. “Puxar ferro” provoca a liberação desse hormônio em grande quantidade, o que explica o crescimento dos músculos. Só que não é necessário ficar “marombado” para liberar GH, como demonstra a pesquisaabaixo:
- 10 homens fisicamente ativos (média de 26 anos) foram submetidos a sessões de 30 minutos de corrida em uma esteira em diferentes intensidades: muito leve, leve, moderadamente desconfortável e a última na maior velocidade que poderia ser mantida durante os 30 minutos.
- A dosagem de GH foi medida por coletas de sangue feitas antes, imediatamente após e outras diversas até quatros horas após o término da sessão de exercício. No quadro abaixo, você pode visualizar a quantidade de GH liberada para cada intensidade. A concentração do GH que aparece é medida em microgramas por litro de sangue (ug/L).
Como podemos observar, quanto maior a intensidade, mais GH é liberado na corrente sanguínea. No entanto, mesmo em intensidades mais leves, há benefícios.
Em se tratando da liberação do “hormônio da juventude”, não podemos aplicar a regra do quanto mais, melhor. Após cerca de 40 minutos de atividade o corpo começa a produzir outro hormônio, o cortisol, que tem efeito contrário: provoca acúmulo de gordura, debilita o sistema imunológico e causa perda de massa muscular.
O ideal em termos hormonais, portanto, seria não ir muito além dos 40 minutos de treino. Sim, é por isso que quem treina demais se machuca mais, fica doente, etc.
Até para exercitar-se, é preciso moderação!
Fonte: Veja Abril

Nenhum comentário: