sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Black Metal: governo libanês perseguindo bandas do gênero


Uma matéria em um site libanês chamou a atenção da redação do blog neste sábado. A matéria publicada, em inglês e que poderá ser lida na íntegra aqui, informa que o governo do Líbano está convocando o exército para uma nova caça a supostos músicos e fãs de Metal no país, acusando todos de adoração a Satã e de serem satanistas.
Até mesmo Elia Mssawir, produtor de shows e empresário de dezenas de bandas de Heavy Metal locais, foi alvo de perseguição do governo nos últimos dias. No dia 12 de setembro, ele recebeu dezenas de mensagens e ligações falando sobre as prisões e também de que "15 soldados foram a casa de meus pais fazer uma busca por mim e até cercaram o prédio", comentou ele ao site NOW Lebanon.
Supostamente o governo, através da polícia militar, deteve oito satanistas que vão responder por realizarem rituais em público, sendo que conforme comentou o advogado e ativista dos direitos humanos Nizar Saghieh "adoração ao demônio ou Satanismo não são crimes no Líbano. Mas blasfêmia e insulto a religiões em público são e punidos com prisão por 3 anos. Adorar a Satã em casa não pode ser considerado um crime."
O interessante que a redação do blog pode notar no artigo que na verdade os ditos "satanistas" são na verdade apenas fãs ou músicos de qualquer estilo de Metal, como comentou na matéria Bassem Deaibess, vocalista da banda Blaakuym que foi preso duas vezes por "tocar metal e pelo meu guarda-roupa", e ele continua dizendo que "a primeira caça aos 'satanistas' começou em 1996 após um fã matar o pai com um tiro e a imprensa acusar o estilo de música de incitar a este tipo de comportamento. Em 1998 a perseguição parou, mas os CDs eram confiscados em aeroportos e as autoridades sempre queriam saber se era algo de Hard Rock ou algo tipo 'Nirvana', quando dizia que era Death Metal eles nos deixavam levar (N. do R.: mais uma prova da falta de compreensão do governo local para o que estão fazendo por lá). Houve uma segunda onda de prisões em 2002, mas com cunho político mesmo, o governo pode aumentar os combustíveis e a população estava preocupada mesmo é com a prisão dos 'satanistas'."
Uma das razões nas entrevistas é que devido às perseguições no Líbano, o novo ponto do Metal na região hoje é Dubai (Emirados Arábes Unidos), tanto que muitas artistas de renome tem tocado por lá e até mesmo um grande festival aconteceu há pouco tempo atrás.
Ao final podemos perceber o quanto o governo ainda é preconceituoso por aqueles lados e basta usar preto com estampas de bandas de Rock/Metal e alguns piercings e ser considerado 'satanista' por lá, mas se olharmos para o nosso umbigo aqui no Brasil, isto está longe? Podemos observar que não, mas ao menos não temos a polícia militar em nosso encalço.
Abaixo temos uma lista atual de bandas no Líbano e músicos do Black Metal local.
VEINEN - Myspace (http://www.myspace.com/veinenband)
SELVMORD - Myspace (http://www.myspace.com/selvmordleb)
KAFAN - Myspace (http://www.myspace.com/kafan)
BLACK FOLLY - Myspace (http://www.myspace.com/blackfolly)
CIMMERIAN PATH - Myspace (http://www.myspace.com/lebanesemetal/)
VEINEN (formada em 2002)



Fonte: Whiplash!

Nenhum comentário: