quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Fofoca é o que mais incomoda os brasileiros no ambiente de trabalho, diz pesquisa


RIO - O que mais irrita os brasileiros no ambiente corporativo é a fofoca excessiva, revela a pesquisa sobre os fatores que mais incomodam os profissionais pelo mundo em seus ambientes de trabalho, divulgada nesta quarta-feira pelo LinkedIn, rede profissional da internet. Dos profissionais que participaram do levantamento no Brasil, 83% escolheram este item contra uma média global de 62%
Os norte-americanos, diz o estudo, são os que mais detestam constatar que algum colega pegou comida alheia da geladeira coletiva sem autorização. Já os alemães ficam muito bravos com a sujeira encontrada em eletrodomésticos de uso coletivo no escritório (aparelho de microondas e refrigerador, por exemplo), enquanto que os indianos se incomodam com toques de celular muito altos ou irritantes. Os japoneses, por sua vez, têm horror a serem motivo de piadas entre os colegas.
Para a realização do levantamento, o LinkedIn entrevistou mais de 17 mil usuários de sua base de dados, em 16 países, incluindo o Brasil.
O país que mais registrou fatores que irritam no trabalho é a Índia. De uma lista de 38 aspectos que perturbam o ambiente corporativo, 19 foram apontadas por profissionais desse país. A Itália foi a nação cujos profissionais menos listaram reclamações (escolheram 15 itens apenas). Dentre os 16 países pesquisados, o Brasil ficou em quarto lugar no ranking.
O uso de roupas inadequadas, como blusas decotadas e saias curtas, também é algo que perturba os profissionais no Brasil - mais as mulheres do que os homens ( 76% do público feminino contra 44% do masculino), mostra a pesquisa.
Independentemente de nacionalidade ou sexo, o fator que mais irrita no escritório (78% dos mais 17 mil de profissionais entrevistados pelo LinkedIn) é "pessoas que não se responsabilizam por suas atitudes e decisões". Na sequência, o que mais incomoda os trabalhadores pelo mundo são os profissionais que vivem reclamando, a sujeira nas áreas comuns do ambiente de trabalho, as reuniões que começam atrasadas ou que demoram mais do que o previsto e as pessoas que não respondem e-mails.



Fonte: O Globo

Nenhum comentário: