quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Juiz dos EUA ordena recontratação de demitidos após posts no Facebook


Cinco funcionários reclamaram sobre as condições de trabalho pelo site.
Empresa não pode interferir, restringir e coagir seus empregados, diz juiz.


Meninas roubaram senha do Facebook de colega e postaram conteúdo pornográfico (Foto: Suzanne Plunkett/Reuters)

Um juiz dos Estados Unidos ordenou que uma empresa sem fins lucrativos de Nova York recontrate cinco funcionários que foram demitidos por terem reclamado do trabalho no Facebook. Segundo o juiz, os empregados estavam protegidos pela lei e podiam se queixar das condições de trabalho.

Os comentários foram postados no Facebook em 9 de outubro de 2010 por funcionários da União Hispânica de Buffalo, uma organização sem fins lucrativos que presta serviços sociais. Em cinco dias, o diretor da organização demitiu cinco empregados envolvidos nos comentários.

Segundo reportagem do site “Inc.”, um juiz do Conselho Nacional de Relações Trabalhistas disse que os funcionários estavam discutindo as condições de trabalho fora do horário de serviço. "Eles estavam protegidos pela lei, que estabelece que uma empresa não pode interferir, restringir e coagir seus empregados no exercício dos seus direitos", disse a reportagem.

O juiz ordenou que o órgão restabeleça os cinco empregados e pague os salários atrasados pois eles foram demitidos ilegalmente. A organização pode ainda recorrer da decisão do conselho em Washington.



Fonte: G1

Nenhum comentário: