segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Metallica encerra 3ª noite do Rock in Rio com show histórico


Banda americana retribui empolgação dos fãs com uma performance poderosa

O vocalista James Hetfield durante o show do Metallica no palco Mundo, no terceiro dia do Rock in Rio, em 25/09/2011

O terceiro dia do Rock in Rio IV foi encerrado pela banda americana Metallica, que fez o melhor dos shows apresentados desde o começo do festival, na última sexta-feira (22). “Na minha opinião, esta é a melhor noite”, disse não sem modéstia (e coberto de razão) o vocalista e guitarrista James Hetfield a certa altura do show, que começou por volta da 1h de segunda-feira (26).
A apresentação foi aberta com a exibição de um trecho do filme Três Homens em Conflito (1966), do diretor Sergio Leone. O teaser, exibido na turnê do disco Death Magnetic, iniciada em 2008, funciona como uma espécie de alarme para os fãs, que aguardam alguns minutos até que a banda de San Francisco na Califórnia surge no centro do palco.
Kirk Hammett e James Hetfield durante o show do Metallica no palco Mundo, no terceiro dia do Rock in Rio, em 25/09/2011
Por cerca de duas horas, o Metallica, composto por Hetfield, Kirk Hammett (guitarra), Robert Trujillo (baixo) e Lars Ulrich (bateria) apresentou um repertório de 18 grandes sucessos, dosando canções pesadas e sujas como Creeping Death, Fuel, Sad But True, Master Of Puppets e Enter Sandman, com baladas melódicas, vide One, Nothing Else Matters e Fade To Black. Dois terços do repertório se concentrou nos três primeiros discos da banda, lançados entre 1982 e 1986.
O conjunto de músicas com riffs e estrofes que se tornaram hinos do thrash metal, cantados há trinta anos por gerações de metaleiros que se renovam (há os que nunca deixam de ser) foi recebido pela plateia com êxtase e dedicação. Foram poucos os versos e os fraseados de guitarra e baixo não entoados em coro pelo público de 100.000 pessoas.
Fãs durante o show do Metallica no palco Mundo, no terceiro dia do Rock in Rio, em 25/09/2011
O show teve também dois momentos curiosos. Primeiro a execução de Orion, canção instrumental do disco Master Of Puppets, dedicada por Hetfield a Cliff Burton, ex-baixista da banda morto aos 24 anos em 27 de setembro de 1986, ano em que o disco foi lançado. Além da citação de Samba de Uma Nota Só, de Tom Jobim, por Hammet, em um solo improvisado de guitarra. Hammett já se declarou fã de bossa nova.
Metallica encerrou o show rápido, pesado e agressivo com Seek & Destroy, canção de Kill ‘Em All, disco lançado em 1983, e cumprimentos ao público, que deixou a Cidade do Rock com sorrisos de orelha a orelha. Não era para menos. A fidelidade e empolgação dos metaleiros foram retribuídos com uma performance poderosa - não perfeita. Ulrich e Hetfield claudicaram em alguns trechos - que certamente marcará os relatos futuros desta edição do Rock in Rio.
Confira abaixo o repertório do show
Creeping Death
For Whom the Bell Tolls
Fuel
Ride the Lightining
Fade to Black
Cyanide
All Nightmare Long
Sad But True
Welcome Home (Sanitarium)
Orion
One
Master of Puppets
Blackened
Nothing Else Matters
Enter Sandman
Am I Evil?
Whiplash
Seek and Destroy



Fonte: Veja Abril

Nenhum comentário: