sábado, 1 de outubro de 2011

Afegãos aproveitam primeiro festival de música no país em três décadas

Afegãos assistem a show de rock. Foto Reuters



CABUL - O clima de rock vai além das fronteiras da Cidade do Rock, no Rio de Janeiro. Do outro lado do planeta, no Afeganistão, o "Sound Central" levou o som de guitarras, baterias e teclados a um país que não recebia um festival musical há três décadas.
Bandas da Austrália, Uzbequistão, Cazaquistão e do próprio Afeganistão apresentaram um banquete musical de seis horas de blues, indie, música eletrônica e death metal. Centenas de fãs lotaram o local da apresentação. Outros assistiram aos shows maravilhados, pois nunca ouviram bandas do tipo ao vivo na vida.
Apresentações públicas de bandas foram banidas durante o regime do Talibã. Até hoje, lojas de instrumentos são atacadas, e músicos sofrem com preconceito.


Afegãos assistem a show de rock. Foto Reuters



Apesar do clima de rebeldia, o festival manteve um toque conservador afegão, com a proibição de bebidas alcoolicas, espetinhos de kebabs como os únicos salgadinhos vendidos e forte respeito aos valores religiosos em meio ao rock: as bandas desligaram seus intrumentos duas vezes durante a tarde para não incomodar as mesquitas e permitir que fiés fizessem as orações com tranquilidade.
- Onde eu moro, nunca houve nada parecido com esse festival. Quando ouvi falar sobre os shows, tive que vir para ver. Eu vim para escapar do câncer do Talibã e essa é uma mudança refrescante - conta Ahmad Shah, morador da cidade de Kandahar, no sul do país, que é constantemente alvo de ataques de extremistas islâmicos.
O Afeganistão passa por seu pior período de violência desde que as forças americanas anunciaram que a retirada do país, após a execução de Osama bin Laden no Paquistão.
Alguns homens mais velhos, usando turbantes brancos, parecem ter se assustado com a energia dos jovens que gritavam e dançavam próximos ao palco. Mesmo depois de se afastarem da multidão, eles não pareciam desaprovar a festa.


Afegãos assistem a show de rock. Foto Reuters




Jovens afegãos se aproximaram da beira do palco, pulando e jogando os braços para o ar ao som da banda local White Page, e os poucos seguranças tiveram trabalho para contê-los. A multidão se afastou rapidamente quando um homem vestindo jeans e uma camiseta justa foi ao chão para improvisar uma dança estilo "break".
O festival aconteceu em meio a forte segurança em uma área dos pitorescos Jardins Babur, um parque geralmente tranquilo ao redor do túmulo centenário de Babur, o primeiro imperador Mogol. A data e o local foram mantidos em segredo até o último momento para evitar a chance de um ataque insurgente.
Apesar do sigilo, o evento atraiu mais de 450 pagantes e centenas mais se aglomeravam nas ruas comerciais vizinhas. O entusiasmo da multidão contagiou até seguranças e policiais, que dançaram ao som da música.
O Sound Central foi organizado por Travis Beard, um fotojornalista australiano que entrou em uma banda quando se mudou para Cabul e se inspirou no talento e dedicação dos músicos locais.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário: