terça-feira, 4 de outubro de 2011

Detonautas: Santa Cruz comenta declaração de Cláudia Leitte


Tico Santa Cruz publicou em seu site um longo texto onde aborda, entre outros temas, a declaraçãorecente de Cláudia Leitte sobre os rockers que se acham superiores a fãs de outros estilos. Recomendamos a leitura do texto completo no link abaixo, e publicamos um trecho.
Apesar de não ser amigo íntimo, apenas conhecê-la de backstages onde por ventura tenhamos nos encontrado, achei equivocada algumas colocações que foram feitas a respeito do que foi expressado em seu blog.
Como estou acostumado a ser mal interpretado, me identifiquei com a questão e na medida do que me cabe, tentarei mostrar o que entendi, sobre o Parágrafo que foi vendido como se Claudia tivesse chamado os roqueiros de nazistas.
“Não gostar de Axé é normal! Anormal é achar-se superior porque conhece John Coltrane ou porque adora o Metallica. Procurem no Google sobre a história de um ariano que se achava superior aos judeus…
Há tanto por fazer. E pessoas com voz ativa, com acesso à internet, manifestam-se como se fossem melhores que as outras porque curtem o LED ZEPPELIN… Hein?”
Pois bem.
Quando mandei um tuíte para Cláudia dizendo que não sou uma apreciador do estilo, mas que nem por isso teria algo contra a PESSOA dela e de que o texto continha a emoção do seu momento de reatividade em relação as críticas, em seguida li o Texto de meu amigo Felipe Voigt, que disparou sua metralhadora fatal, tendo suas opiniões disseminadas feito uma tempestade de fogo por toda a rede. Ambos com seus direitos de livre expressão, estava observando os dois lados.
MINHA INTERPRETAÇÃO.
Quando Claudia coloca em seu texto a referência a um “Ariano que se achava superior aos Judeus”, a meu ver, quis apenas mostrar que a intolerância e o sentimento de SUPERIORIDADE, podem gerar sentimentos de ódio e consequentemente de falta de respeito.
É muito comum na Rede que as pessoas protegidas pelo anonimato, Confundam ÓDIO com diversão. E sem perceber sigam alimentando determinadas posturas que acabam se tornando tão usuais que acabam passando despercebidas e logo banalizadas. O que pode ser um comportamento perigoso para essa geração de adolescentes que passam mais tempo na frente do computador do que convivendo com o mundo real.
É fácil criar um perfil no Twitter, por exemplo, apenas para difamar e ofender alguém, seja artista ou anônimo. Difícil é fazer como o Felipe Fez e escrever a critica com argumentos ( mesmo que eu não concorde com alguns ) e colocar a cara para bater.
Nós que gostamos de Rock, tendemos sem Duvida nenhuma, a subestimar e até menosprezar outros estilos e isso esta ligado ao fato do Rock ter um comprometimento com uma postura critica e ideológica, que é o que o difere de outros estilos. Talvez nesse momento é que venha a sensação de que temos algo de Superior. Dentro do próprio ROCK, por várias vezes me posicionei em relação a outras bandas, mas não como se fosse melhor do que eles, apenas por entender que IDEOLOGICAMENTE, estavam usando o estilo para promover uma postura vazia e mercenária. De dinheiro e espaço, todos nós precisamos, mas nem por isso devemos aceitar e prestar qualquer papel.
AH, mas você participou de um Reality show o que é uma coisa fútil.
Bobagem. Entrei na casa das pessoas que não me conheciam durante 3 semanas e plantei uma série de questões relacionadas as causas sociais e políticas que defendo. Usei a MÁQUINA para chegar onde não chegava, porque uma outra parte da máquina vinha me censurando e me boicotando ( continuam ). Isso, chama-se estratégia. Mas não é sobre isso este texto.
A volta toda, foi para dizer que a meu ver o que Claudia quis expressar foi apenas que o ar de Superioridade de algumas pessoas, incluindo o tal Ariano que causou um genocídio historio esta relacionado com uma postura que se baseia em diminuir os outros por suas escolhas e atividades. Basta conhecer um pouco de história para saber que o recurso usado pelos Nazistas foi exatamente a exaltação de sua raça para, seus dotes, suas capacidades para justificar o extermínio e a dominação dos demais.
O erro de Cláudia, foi escrever sob a condição da emoção do momento. E não lembrar de que em troca de acessos a sites e blogs, muita gente se aproveitaria de manchetes sensacionalistas para chamar atenção. Como não existe por parte da maioria o hábito da leitura de TODOS os lados, antes de emitir uma opinião, acabou gerando um transtorno maior do que o necessário.
Fiz um post sobre a diversidade de estilos e o porquê disso no Rock in Rio, que a quem possa interessar, esta logo abaixo deste. Milhares de pessoas leram e entenderam.
Não gosto de Axé, não sei nada sobre rivalidades entre Claudia e Ivete, se é que existe e como alguém que ouve ROCK e segue a filosofia do ROCK, independente de tocar ou não numa banda de rock, só quero deixar claro que em momento algum me senti comparado a Hitler ou a seus seguidores.
A cegueira tende a nos jogar uns contra os outros.
Mantenho minha posição de que o ROCK esta vinculado a critica e a ideologias, o que o torna DIFERENTE apenas dos estilos que se propõem apenas ao Entretenimento, mas isso não significa SUPERIORIDADE. Logo, quem se acha superior e pensa que pode subjulgar outros estilos, pode SIM, sem querer cometer erros.
Leia o texto completo no link abaixo.



Fonte: Whiplash!

Nenhum comentário: