sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Secretário-geral da Fifa fala em substituição de Orlando Silva como interlocutor do governo brasileiro para a Copa 2014

Secretário-geral da Fifa dá entr



ZURIQUE, Suíça - O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, já considerou nesta sexta-feira a substituição do ministro dos Esportes, Orlando Silva como interlocutor para a Copa 2014. Em coletiva para jornalistas de vários países, na sede da entidade em Zurique, Valcke disse que está pronto para conversar com um novo interlocutor da presidente Dilma, em novembro, quando virá ao Brasil para discutir a organização da Copa do Mundo de 2014.
- Terei um encontro com a nova pessoa indicada pela presidente para conduzir a Copa no plano governamental. Tenho a confiança de que a presidente tomará a decisão correta, independentemente do que acontecer com o ministro Orlando Silva.
Nesta sexta-feira, a presidente Dilma pediu ao ministro Orlando Silva que não saia de Brasília porque quer falar com ele a qualquer momento. Orlando Silva pode perder o cargo após acusação de chefiar um esquema de corrupção para irrigar os cofres do PCdoB a partir do desvio de verbas públicas para ONGs de fachada. Os recursos eram destinados à compra de materiais esportivos para crianças carentes, por meio do programa Segundo Tempo, tocado pelo ministério desde o governo Lula. Orlando Silva nega as acusações e desafia os sus delatores a apresentarem provas.
Chegou a ser noticiado que, por causa da crise, Dilma teria afastado Orlando nas negociações para a Copa. No entanto, a Casa Civil divulgou uma nota para "reiterar que o Ministério do Esporte é o responsável pela condução das ações relativas à Copa do Mundo 2014" e que "qualquer avaliação diferente não encontra respaldo na realidade".
O francês, que virá ao Brasil com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, pretende se reunir com parlamentares brasileiros para tentar resolver o impasse na Lei Geral para a Copa.
- Vou estar com parlamentares, pois foi decidido que a Lei Geral da Copa teria que passar também pelo Congresso. Não temos tempo a perder e precisamos deixar isso claro - completou.
Blatter não quis comentar as denúncias de corrupção.
- Isso é um questão do governo brasileiro - afirmou.
Nos últimos meses, o ministro tornou-se persona non grata na Fifapor causa da Lei Geral da Copa. Orlando já ocupava a pasta do Esporte, em 2007, quando o Brasil foi escolhido para sediar o torneio. Segundo fontes da Fifa, o ministro assumiu o compromisso de entregar, até 2009, o pacote legislativo que faz parte do acordo para o Mundial. No entanto, além de o pacote só ter sido aprovado mês passado, a Fifa diz que o Brasil voltou atrás numa série de pontos acertados.



Fonte: O Globo

Nenhum comentário: