sábado, 1 de outubro de 2011

10 coisas que você não sabia sobre Dave Grohl


Por Marcelo Vieira (@mvmeanstreet)

O site da Gibson elaborou uma lista com 10 curiosidades sobre o líder do Foo Fighters. Acompanhe:

10) Sua primeira bateria era composta por travesseiros e móveis:
“Até os 17 anos eu não tinha dinheiro para comprar uma bateria de verdade. Improvisei utilizando um travesseiro entre as pernas como bumbo, minha cama como um tom e uma cadeira como contratempo. Tocava músicas do Bad Brains e do Minor Threat. Era ótimo e barato.”

9) A primeira bateria de música que chamou sua atenção foi a de... ‘Frankenstein’, do Edgar Winter Group:
“Eu lembro que esta música me inspirou de verdade. Até então eu só ouvia Beatles, Carly Simon e a trilha sonora de West Side Story que meus pais e minha irmã ouviam. Mas quando ouvi ‘Frankenstein’, pensei ‘uau, tudo nesta música se destaca, os riffs, os teclados e, principalmente, a bateria.”

8) O álbum clássico que mais sente vontade de ter participado é... ‘Odessey and Oracle’ do The Zombies:
“Eu adoraria ter gravado este álbum em 1968. É um disco deveras simples, bem direto e cru por conta das limitações técnicas da época.”

7) Sua canção favorita dos Beatles é... ‘Julia’:
“Se eu pudesse escrever uma música tão bonita quanto ‘Julia’, eu iria atingir o objetivo da minha vida. Esta música tem um caráter calmante e reparador. Eu poderia ouvi-la mil vezes seguidas e continuaria entretido. As guitarras e os vocais são mais que delicados, são celestiais. Quando eu descobri que (a música) era sobre a mãe de John Lennon, que o abandonou e morreu logo após retornar, tornou-se ainda mais surpreendente.”

6) Sua canção favorita de Paul McCartney também é uma canção dos Beatles:
“’Blackbird’. É uma música belíssima, composição e performance perfeitas, alcance vocal e letra perfeitos. Quando aprendi a tocar esta canção me senti um guitarrista melhor. É um êxtase musical.”

5) Ele quase tocou com... Little Richard:
“O ano era 1992 e eu estava fazendo a trilha sonora de ‘Backbeat’. O produtor Don Was reuniu alguns músicos para tocarem um cover de ‘Long Tall Sally’. Little Richard estava hospedado num hotel próximo ao estúdio. Liguei para ele e perguntei se ele queria se juntar a nós para uma Jam. Ele cobrou 10 mil dólares para fazê-lo. Oferecemos 2 mil, mas depois declinamos e nos arrependemos, ‘devíamos ter pago’.”

4) Ele quase tocou em uma música de... Michael Jackson:
“Lenny Kravitz me convidou para tocar bateria numa música inacabada de Michael Jackson que ele estava finalizando. Recebi a guia, gravei a bateria com Butch Vig, enviei para Lenny e foram só elogios. O tempo foi passando e nada de eu receber a gravação final. Quando a música vazou na Internet eu pude conferir que de tudo que eu havia gravado, apenas um clique havia sido mantido. A bateria foi toda refeita. Não sei quem foi, mas definitivamente não sou eu tocando na faixa.”

3) Ele odeia baterias eletrônicas:
“Toda esta porra ajuda a ruir a música de hoje em dia. Baterias eletrônicas funcionam bem no pop, mas no rock, não há nada que possa substituir o elemento humano. Meus bateristas favoritos eram caras inconsistentes. As produções modernas acabaram com a personalidade dos bateristas, e isso me irrita.”

2) Sua fascinação de infância com ÓVNIS permanece intacta:
“Quando eu tinha 10 ou 11 anos comecei a me perguntar se haveria vida fora da Terra. Sempre fiz minhas investigações a respeito, mas nunca fui visitado por alienígenas. Tive sonhos em que eles eram reais, nos quais o céu implodia e nascia uma nova era.”

1)Seu riff de guitarra favorito é... ‘Black Dog’, do Led Zeppelin:
“O riff de ‘Black Dog’ tem umas reviravoltas interessantes. Enquanto John Bonham permanece no 4/4, Jimmy Page e John Paul Jones transformam este andamento. Jimmy tocou com arrogância, com a guitarra pesando nos ombros. ‘Black Dog’ parece simples, mas basta tentar tocá-la no violão para perceber que é preciso um pouco mais do que você já tem.”



Fonte: Van do Halen

Nenhum comentário: