sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Suástica Hindu x Hitler


Suástica
Suástica
A palavra suástica, que no sânscrito significa “boa sorte”, também conhecida como cruz gamada é um símbolo místico, um amuleto encontrado em muitas culturas, tanto nos tempos antigos quanto nos atuais. São conhecidas as suásticas dos índios Hopi, dos Astecas, dos Celtas, dos Budistas, dos Gregos, dos Hindus, das culturas pré-cristãs, das tribos nativas norte-americanas, do período neolítico, com pequenas variações entre umas e outras.
Alguns autores imaginam que a suástica tenha sido um símbolo muito especial, por ser encontrada nas mais diferentes culturas, em tempos diferentes, sendo que, muitas dessas culturas, jamais tiveram contatos entre si.
Como indicativa do bem, pode ser vista como a representação dos quatro ventos e ou dos quatro deuses guardiães do mundo.
Quando pesquisamos sobre a suástica hindu, descobrimos que ela é tida como um símbolo da benevolência e da paz.
Infelizmente, o nazismo não deixou de maculá-la, após o genocídio causado pelo preconceito e intolerância dos alemães da época.
Embora tal símbolo tenha enfraquecido com o tempo na Índia, um hindu, que é visto com uma tatuagem da suástica é confundido, em várias partes do mundo, com um nazista.
Muitos hinduístas deixaram de usá-la, enquanto outros, mais fervorosos, ainda acreditam na rua reabilitação, pois assim como as palavras, os símbolos podem ter significados diferentes, a exemplo da cruz, em vários momentos da história humana.
Para o hinduísmo a sua suástica foi roubada por Hitler, que a usou como um símbolo de guerra e de destruição, em suma, como representação do mal, do ódio ao diferente.
Se antigamente, ela simbolizava a sorte, hoje é sinônimo de barbárie, crueldade e genocídio em quase todo o mundo.
Muitos de nós nos perguntamos, como e porque o Nazismo adotou a suástica?
São muitas as hipóteses.
Segundo dizem alguns historiadores, um arqueólogo alemão encontrou numa escavação da antiga Tróia, uma suástica. O que para ele significava a migração ancestral do povo indo-europeu, ou seja, dos arianos, descoberta que comprovava a união entre os antigos germânicos e as culturas védicas e gregas.
Além disso, Hitler também se inspirou no seu conteúdo místico, fazendo dela a bandeira do nazismo, que tremularia, com ferocidade, por várias partes do planeta. E assim ela era definida pelo movimento:
  • vermelho à indicava a idéia social do movimento;
  • branco à indicava a idéia nacionalista;
  • a Suástica à indicava a missão de lutar pela raça ariana, e ao mesmo tempo pelo triunfo da idéia do trabalho criativo, que seria sempre anti-semítico.
Outra hipótese é a de que, baseando-se na teoria da invasão ariana da Índia, os nazistas entendiam que, os primeiros arianos daquele país, introduziram o símbolo da suástica, que foi encampado pelas tradições védicas e sendo, portanto, a suástica a simbolização dos invasores brancos. E ainda julgavam que o sistema de castas hindu, tinha sido um meio criado para se evitar a mistura racial, em tempos idos, naquela civilização.
Tirando o genocídio, tal comparação não deixa de ter um fundo de verdade, em relação ao hinduísmo, penso eu. Pois a posição dos “intocáveis” pouco difere da dos judeus da época do nazismo de Hitler.

Nenhum comentário: