sábado, 11 de setembro de 2010

Esporte radical ou ‘loucura’?


Um esporte radical, (também chamado de esporte de ação e aventura, desporto) é um termo popular para determinadas atividades consideradas como tendo um elevado nível de risco inerente, e que são contra-culturais. Considerado por muitos como “loucura”, estas atividades envolvem frequentemente velocidade, altura, um elevado nível de esforço físico, com especializadas artes ou acrobacias espetaculares.
A definição de um esporte extremo, não é exata – por exemplo, embora estudos mostrem que o ciclismo é considerado o esporte com o maior índice de lesão, não é considerado um esporte radical, porque não é contra-cultural.A origem do termo é também pouco clara, mas ganhou popularidade nos anos 1990, quando foi pego por empresas de marketing para promover o X Games.
O uso do termo “esporte radical” se espalhado para descrever uma infinidade de atividades diferentes, no entanto, além de “extremas” existem várias características comuns entre estes esportes.Embora não seja de domínio exclusivo da juventude, esportes radicais tendem a ter um alvo mais jovem do que a média demográfica;Esportes radicais são raramente punidos pelas escolas; tendem a ser mais solitário do que os esportes tradicionais; além disso, os atletas extremos tendem a trabalhar em seu ofício sozinhos, sem a orientação de um treinador (embora alguns possam contratar um treinador mais tarde).
Atividades classificadas pela mídia como esportes radicais diferem de esportes tradicionais, devido ao maior número de inerentemente variáveis incontroláveis.Os atletas nestas atividades, não só competem contra outros atletas, mas também contra obstáculos e desafios ambientais.Essas variáveis ambientais são frequentemente relacionadas as condições meteorológicas e de terreno, incluindo o vento, neve, água e montanhas.Porque esses fenômenos naturais não podem ser controlados, eles inevitavelmente afetam o resultado da atividade ou acontecimento.
Em um evento esportivo tradicional, os atletas competem uns contra os outros em circunstâncias controladas.Embora seja possível criar um evento esportivo controlado, tais como X Games, muitas vezes há variáveis que não podem ser mantidas constantes para todos os atletas.Exemplos incluem as condições de neve para snowboard, rock e qualidade para os escaladores de gelo, e altura de onda e forma para os surfistas.
Adaptado de rgbpicture

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