sábado, 11 de setembro de 2010

As 10 fotos mais importantes e marcantes da história


Mesmo sendo uma invenção relativamente nova a fotografia conseguiu capturar  alguns dos maiores momentos da civilização humana recente. Nesses dois séculos de história algumas imagens se tornaram ícones que marcaram sua épocas, imagens incríveis que não devem ser esquecidas:
1) O vôo inaugural da história da aviação – outubro de 1906.
Voo do 14Bis

No primeiro vôo testemunhado publicamente de um artefato mais pesado que o ar, Santos Dumont percorreu a bagatela de 60 metros em 7 segundos de vôo, realizado no campo de Bagatelle na França. Os americanos irmãos Wright, supostamente realizaram primeiramente a proeza, em 1903, de fazer voar o primeiro avião da história, pena que a única prova documental seja uma mensagem telegráfica.
2) A Explosão Atômica – agosto de 1945.
4566347920_25466e8e08_o
A humanidade descobre, estarrecida, que a engenhosidade da sua burrice é poderosa suficientemente para desintegrar centenas de milhares de pessoas instantaneamente.
3) ” O Beijo” – 14 de agosto de 1945.
The Kissing
Times Square, Nova Iorque – a imagem do marinheiro que, ao retornar ávido da 2ª Guerra Mundial, se joga sobre a primeira enfermeira gostosa que vê pela frente e tasca-lhe um beijo, se revestiu de um profundo significado: marcava moralmente o fim do confronto bélico mais pavoroso da história da humanidade. Ainda bem que o fotógrafo Alfred Eisenstaedt da Life estava a postos naquele memorável dia para captar a imagem que lavou as feridas sangrentas deixadas na alma humana.
4) Che Guevara – março de 1960.
4565719477_131bbe7bcb_o
A imagem do mais famoso guerrilheiro de todos os tempos foi guindada ao maior ícone gráfico do mundo no século XX, reconhecível em qualquer canto do planeta.
5) Assassinato de John F. Kennedy – novembro de 1964.
Morte de John Kennedy
A morte do presidente dos EUA mais influente de todos os tempos foi o divisor de águas entre o poder absoluto das nações e a globalização que se avizinhava no horizonte.
6) Pouso na Lua – julho de 1969.
Pouso do Homem na Lua
Quando Neil Armstrong deu o pequeno passo para um homem na lua e um gigantesco passo para a humanidade, essa imagem resgitrou o maior feito tecno-científico da civilização humana.
7) Guerra do Vietnã – junho de 1972.
4566348354_0a91584faa_o
O bombardeio americano sobre a pequena aldeia de Trang Bang, com bombas de napalm, suscitou a foto que se tornou o símbolo da guerra suja do Vietnã, pois revelou de maneira nua e crua o massacre de crianças e civis inocentes.
8) Um homem solitário enfrenta os tanques na praça da Paz Celestial – junho de 1989.
Um homem solitário enfrenta os tanques da praça da Paz Celestial
Um estudante desconhecido se interpõe na frente de uma coluna de tanques que avançava contra a revolta popular ocorrida na praça mais famosa da China. Até hoje esta imagem está banida dentro da República Popular da China e todos os acontecimentos referentes ao fatídico dia 5 de junho de 1989.
9) Fome na África – 1993.
4565719365_3f29d0c693_o
A fome sistêmica na África ganhou um símbolo à altura deste flagelo que assola uma grande parte da humanidade: uma menina sudanesa prestes a morrer de inanição é vigiada pela figura negra e expectante do abutre, que aguarda o momento oportuno para dar o bote fatal. Note que ela estava se arrastando para um centro de distribuição de alimentos mantido pela ONU distante acerca de um quilômetro. Será que conseguiu chegar? Isto, a história jamais respondeu.
10) Atentados de 11 de Setembro – 2001.
Falling Man
A queda das torres gêmeas do World Trade Center, paralelamente às imagens de heroísmo e sacrifício retratando o grande esforço americano para lidar com a tragédia, deixou o legado das fotos patéticas de figuras silenciosas se jogando no nada.
Citação muito honrosa:
Protesto silencioso – 1963
protesto-silencioso-monge-budista2
Thich Quang Duc nascido em 1897 e originalmente batizado de Lâm Van Tuc, era mais conhecido como monge Mahayana. Ele ateou fogo ao próprio corpo em um processo de auto imolação em 11 de junho de 1963, em Saigon – Vietnã do Sul, contra a política de perseguição religiosa promovida pelo governo de Ngo Dinh Diem. Enquanto seu corpo ardia sob as chamas, ele manteve-se completamente imóvel, não gritou e nem emitiu qualquer ruído.
Adaptado de blogpaedia

Nenhum comentário: