segunda-feira, 7 de março de 2011

Alonso completa uma década de F-1 com coleção de conquistas e desafetos


Fernando Alonso, espanhol bicampeão mundial. O nome e as credenciais lembram que o hoje defensor da Ferrari segue como um dos mais respeitados da Fórmula 1 atual, sendo para muitos o mais habilidoso piloto hoje ao lado de Michael Schumacher, dono de sete títulos da categoria.
Na última sexta-feira, Alonso completou dez anos de Fórmula 1. E desde a estreia em 4 de março de 2001, pela modesta Minardi, o espanhol colecionou vitórias, títulos e feitos, num misto com polêmicas, uma boa dose de mau humor e a criação de desafetos.

Para lembrar a década de F-1 desta figura única no grid, o UOL Esporte separou frases, números e histórias ligadas ao piloto, do bicampeonato à polêmica com Nelsinho Piquet na Renault.
Alonso faturou o 1º título numa época de domínio ferrarista, com 5 títulos seguidos de Schumacher. Mas, mudanças de regras como a ausência de trocas de pneus, prejudicaram o time italiano. Correndo de Michelin, a Renault contou com o talento do jovem: 7 vitórias e 15 pódios na temporada, levantando a taça no Brasil. Em 2006, pegando carona no 1º título, Alonso iniciou o ano de forma arrasadora, incluindo uma série de 4 vitórias seguidas. Foram 7 triunfos e desta vez 13 pódios, deixando Schumi para trás.
Não há dúvidas do talento de Alonso. Mas também não se pode questionar o sem número de polêmicas nas quais ele se envolve, muitas vezes sobrando como desentendido, o "‘joão-sem-braço". Dois casos mexem com os brasileiros. O primeiro em 2008, quando Nelsinho Piquet foi ordenado a bater de forma proposital no GP de Cingapura e, com isso, ajudou em sua vitória, pela Renault. No segundo, na Ferrari, Felipe Massa liderava a prova, mas recebeu o pedido da direção da equipe para o deixar passar, no GP da Alemanha de 2010 ("Fernando é mais veloz que você", o brasileiro ouviu no rádio). Vale lembrar ainda outros casos, como a briga com Lewis Hamilton na McLaren, em que chegou a ficar parado no boxe só para prejudicar o companheiro.
29 anos
2 títulos mundiais
26 vitórias
63 pódios
20 poles
18 voltas mais rápidas
2 títulos mundiais


Feitos
Bateu recorde de Emerson Fittipaldi como o mais novo campeão mundial, quando em 2005, faturou seu primeiro título aos 24 anos e 58 dias. Hoje a marca é de Sebastian Vettel, com a taça do Mundial de 2010. Com o título de 2006, tornou-se o mais jovem bicampeão da categoria.
"Zidane se aposentou com mais dignidade do que Schumacher", provocando o rival e lembrando que o francês deixou o futebol após a cabeçada na final da Copa-2006

"Somos parecidos. Não estamos aqui para fazer amigos, estamos aqui apenas para vencer", em mensagem de apoio a Kubica, com certa antipatia

"Depois do ocorrido, nunca mais considerarei a F-1 um esporte", após punição sofrida em 2006

"Dedico o título para mim e mais ninguém", depois do primeiro título
A lista de desafetos de Fernando Alonso não é pequena. A maior inimizade criada dentro da pista foi em seu período na McLaren. Ele formou dupla com Lewis Hamilton, e as discussões se tornaram públicas. Ele ainda teve problemas na Renault, depois que o caso da batida proposital de Nelsinho foi divulgado. Por fim, vale lembrar que Massa e Alonso já se envolveram em discussões, mas que a relação deles, aparentemente, melhorou dentro da Ferrari, mesmo após o memorável caso em que Felipe ouviu no rádio: "Fernando é mais rápido que você".

Nenhum comentário: