quinta-feira, 2 de junho de 2011

Games de Outras Épocas - Parte 11



Bons motivos me fizeram escolher Battletoads, lançado em 1991 para Nintendo 8-bits, para mais esse capítulo da série. Primeiro, porque Rash, Zitz e Pimple uniam seus poderes de sapos lutadores com passagens bem humoradas de maneira muito bem sacada, tornando-se personagens marcantes. Segundo, porque suas estréias no mundo dos videogames é muito, mas muito difícil. Pergunte a qualquer gamemaníaco das antigas sobre os jogos que lhes fizeram quebrar a cabeça, passar dias e noites sem fazer mais nada e ainda assim acabar em frustração. A maioria colocará esse no topo da lista.



A história é bem simples: Pimple e a Princesa Angelica são raptados pela Dark Queen, fazendo que Rash e Zitz saiam distribuindo sopapos com o que vissem pela frente em busca de seus amigos. Algumas fases eram de arrancar os cabelos, como a das Jet-motos aladas, onde raciocínio e agilidade eram testados. Aliás, essa era uma característica interessante. Para destruir alguns obstáculos espalhados pelo caminho, não bastava apenas apelar para a força bruta. Era necessário observar o cenário e utilizar a cabeça para seguir em frente. Algo raro em um tempo onde os games eram tão limitados e simplórios, graças à tecnologia pouco desenvolvida.


O sucesso foi instantâneo. Battletoads foi indicado em 9 categorias do Nintendo Power Awards do ano de seu lançamento. Venceu em 4: Melhores gráficos e sons (o que hoje soaria como piada), Melhor tema e diversão, Melhor game multiplayers e Melhor jogabilidade. O grande sucesso fez com que novas versões fossem lançadas, incluindo jogos para Game Boy, Mega Drive e Super Nintendo, além de um Arcade. Houve até um team-up com os irmãos Double Dragon, que também vale a pena conferir. Mas o que marcou a memória de todos foi realmente esse aqui, especialmente porque a maioria só conseguiu ver o final anos mais tarde, graças ao Youtube. Por que no jogo em si...

Fonte: Van do Halen

Nenhum comentário: