domingo, 19 de junho de 2011

Games de Outras Épocas - Parte 13



Top Gear 2 [1993]

Na era dourada dos 16-bits, pensar em game de corrida era pensar na série Top Gear, desenvolvida pela Gremlin Interactive. A adrenalina de acelerar e disparar o turbo (limitado, porém necessário), o esforço pelos resultados que eram revertidos em dinheiro para poder equipar o carro, tudo fazia parte da emoção do jogo. Não é por menos que se tornou referência histórica no gênero, arrebatando uma verdadeira legião de fãs. Alguns até hoje se aventuram, seja através do velho console ou nos emuladores.

Mas vamos falar aqui da segunda versão, que trouxe um foco mais realista, com direito a um verdadeiro tour mundial. 64 cidades em 16 países recebiam as provas, com direito a mudanças climáticas que influenciavam diretamente no desempenho da caranga. Falando nos veículos, eles ficaram bem mais difíceis de controlar em relação ao primeiro, sem necessariamente significar um decréscimo no aspecto jogabilidade. Como se tratava de uma aventura longa, o negócio era anotar os passwords para continuar em outra oportunidade – a não ser que o gamemaníaco estivesse muito a fim de surtar de vez.



O câmbio poderia ser manual ou automático e as novas aquisições de peças realmente faziam a diferença na dinâmica do carro. Uma simples comparação é suficiente para notar como a máquina ia melhorando à medida que novos componentes eram adquiridos. A mudança sensível no barulho que era emitido na aceleração já dava uma dica. O piloto também contribuía com suas tiradas histéricas a cada ultrapassagem ou barbeiragem alheia.

Top Gear 2 seria lançado na semana do Natal de 1993, o que rendeu boas vendas. Uma versão para Mega Drive sairia em 1994, atendendo a demanda dos usuários do console da Sega. Posterioremente, ainda teríamos Top Gear 3000, outro grande jogo, além de novas edições para as plataformas posteriores de videogames. Mas confesso ter um carinho especial por essa versão aqui, por tudo que representou em minha infância de gamer. Um grande jogo, diversão garantida! Perfeito para chamar a parceria e fazer os bons e velhos campeonatinhos.

Nenhum comentário: