terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fazer limpeza bucal no dentista reduz riscos de ataque cardíaco e derrame, indica estudo


RIO - De acordo com dados compilados por pesquisadores em Taiwan, pessoas que costumam ir ao dentista para fazer limpeza bucal têm 24% menos risco de sofrer um ataque cardíaco e 13% menos risco de ter um derrame, comparadas com quem nunca fez uma limpeza dental. Falta de higiene bucal tem sido associada a um aumento do risco de doenças cardíacas.
Os pesquisadores, que apresentaram suas conclusões no Encontro Científico da Associação Americana do Coração no último domingo, afirmam que limpeza bucal feita profissionais parece reduzir o crescimento de bactérias causadoras de inflamação que podem causar problemas no coração.
- A proteção contra doenças cardíacas e derrame se mostrou maior em participantes que faziam o tratamento de higiene pelo menos uma vez por ano - disse Zu-Yin Chen, cardiologista do Hospital Geral de Veteranos em Taipei, que apresentou o estudo.
A análise de mais de cem mil pessoas começou em 2007 e foi baseada em dados do seguro de saúde nacional de Taiwan. Nenhum dos sujeitos tinha histórico de ataque cardíaco ou derrame, mas o estudo não considerou fatores de risco, como tabagismo ou obesidade.



Fonte: O Globo

Nenhum comentário: