sexta-feira, 10 de setembro de 2010

As joias da Turquia

Além da privilegiada Istambul, cidades como Ancara, Esmirna e Kayseri são donas de belezas singulares em um país em que o exotismo e a simbiose cultural andam de mãos dadas

Istambul, Esmirna, Ancara e Kayseri; quatro cidades, todas diferentes, mas com um fator comum: geram riqueza e diversidade em um país especial, a Turquia, a ponte entre a Ásia e a Europa, que oferece ao turista uma enorme riqueza cultural e um lugar único que foi a terra de transição da maior parte das grandes culturas que deram origem a humanidade.
Esmirna. Vista do Kordon, ou passeio marítimo, de Esmirna, a partir do alto do Asansör. Esmirna é um importante porto comercial para a Turquia e uma das maiores do Mediterrâneo oriental(EFE)
Os cidadãos de Esmirna gostam de repetir que sua cidade é a mais moderna e europeia da Turquia no que diz respeito ao seu estilo de vida. Eles estão certos. Jovens casais se beijam sem vergonha ao longo do Kordon em um passeio marítimo, sem se incomodar com o que dirão os que passam.

Esmirna



Estátua da Árvore da República, que representa o fundador da Turquia moderna, Mustafa Kemal Atatürk // EFE (EFE)

A costa do Egeu é uma região de gente afável e calma quase caribenha. Seus moradores preferem, antes de passar a tarde rezando na mesquita, se sentar para conversar com os amigos em uma mesa bem sortida de meze - os típicos aperitivos da Turquia -, regada com a popular cerveja Efes, que recebe esse nome em homenagem às ruínas de Éfeso.

Ancara, coração da República

Vista a partir do Castelo de Ancara. As casas em estilo rural são uma mostra das grandes migrações internas do campo para cidade que vive o país desde a década de 50 // EFE (EFE)

Ancara foi a capital querida do fundador da Turquia moderna, o comandante Mustafa Kemal Atatürk. Durante a Guerra de Independência (1919-1923), e devido ao fato de Istambul ter caído nas mãos de potências estrangeiras, Atatürk precisava de uma base de operações a partir da qual poderia coordenar a disputa sem correr o risco de cair nas mãos do inimigo. Ancara era uma pobre cidade do interior, mas estrategicamente situada no centro da Anatólia. Desde então, é a capital de todos os turcos.

Anitkabir, em Ancara

O Anitkabir, como é chamado o mausoléu onde está enterrado o fundador da República da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk, é um lugar de grande peregrinação para todos os turcos // EFE (EFE)

O primeiro monumento a ser visitado na cidade é o Anitkabir ou o mausoléu do "Pai dos Turcos", pois esse é o significado do sobrenome Atatürk, que Mustafa Kemal adotou. Trata-se de um grande monumento em pedra nos moldes soviéticos, mas sob influência das culturas antigas do Oriente Médio, como os babilônios.

Istambul: mágica e diversificada


Três homens brindam com raki, o licor que é considerado bebida nacional na Turquia. Apesar de ser um povo muçulmano, o consumo de álcool é muito comum entre os turcos // EFE (EFE)

O amor e o ódio caminham lado a lado em Istambul. O tráfego infernal, o frenesi, o calor sufocante do verão junto do clima chuvoso irritam os habitantes. Uma simples visão do Bósforo - estreito que separa dentro da mesma cidade Europa e Ásia - ao entardecer reconcilia qualquer pessoa com uma das cidades mais estranhamente belas do mundo.

Centro financeiro de Istambul

Vista noturna dos arranha-céus de Levent, o bairro financeiro de Istambul. // EFE (EFE)

Istambul é a capital cultural e econômica da Turquia. A capital política onde as decisões são tomadas, no entanto, é Ancara - os debates intelectuais e os meios de comunicação continuam patrimônios da primeira. Istambul é uma cidade que nunca dorme: suas festas na rua, discotecas nos telhados, concertos nos mais variados lugares oferecem uma dose de adrenalina a todos que moram ou visitam a cidade.

Kayseri, o espírito do comércio


Museu municipal de Kayseri, doado por Kadir Has, um dos empresários mais importantes da Turquia, natural desta cidade. Kayseri é conhecida por seus habitantes empreendedores. A cidade é berço de importantes homens de negócios para a economia turca, de onde partiu o atual presidente da República, Abdullah Gül. // EFE (EFE)

É uma cidade onde o novo e o velho convive em harmonia. Antigas vias, mercados de joias e bazares medievais, repletos de pequenos comércios de venda a varejo dividem espaço com shoppings, imensos, que anunciam as grandes marcas internacionais. É possível perceber que o segredo do desenvolvimento está no espírito comercial que sobreviveu a passagem dos séculos.

Fonte: MSN

Nenhum comentário: