domingo, 6 de março de 2011

A diferença entre luto, depressão e frescura


De todas as afecções acima, duas delas são patológicas e tratáveis. Todos estão envolvidos com um sentimento em comum: a Tristeza.
A diferença entre luto, depressão e frescura
A tristeza é um sentimento como a raiva, a pena, a alegria. Dá e passa. Simplesmente porque tem um motivo: perda, frustração, seja lá ele qual for. A tristeza aparece circunstancialmente e desaparece da mesma forma. É algo de fora que incomoda os nossos quereres, as nossas vontades. E por isso, vem e vai.
O Luto é a tristeza que se prolonga por um tempo, geralmente sua causa é uma perda: seja de um emprego, uma pessoa querida ou em um relacionamento. É aquela perda significativa, inesperada que, de repente, atordoa todo um cotidiano, fazendo com que a pessoa precise realmente de um tempo maior para a readaptação da nova vida.
É como se a pessoa precisasse se reconstruir porque o rumo foi perdido. Quem nunca, depois de um namoro longo, não se viu pensando e tentando lembrar como era possível a vida antes desse relacionamento? Eu mesma, depois de dois anos e um término decidido por mim, chorei por seis meses incansáveis, até decidir que já era hora de “olhar pra frente”.
A diferença entre luto, depressão e frescura
Você está triste, mas continua pensando no jeito em que vai recomeçar. Não deixa de fazer suas coisas, muda o cabelo, matricula-se em um curso de outro idioma… Tudo para ocupar o seu tempo, porque um minuto de quietude e lá vem a tristeza novamente…
Caso não haja forças para tanto, o luto pode tornar-se patológico, resultando em depressãocircunstancial e ela é muito relacionada ao grau de dependência com o que foi perdido e deve ser tratada e acompanhada por um terapeuta.
A depressão é um estado patológico que ocorre quando fatores genéticos e biopsicossociais interagem entre si causando um desequilíbrio de certas substâncias produzidas, como a serotonina e a noradrenalina. É preciso acompanhamento médico para a prescrição de drogas reguladoras, além de psicoterapia para a reorganização das ideias.
A diferença entre luto, depressão e frescura
As características principais da depressão são:
  1. Humor persistentemente rebaixado (mais de duas semanas, sem períodos de melhora);
  2. Redução ou incapacidade de sentir prazer.
Sim, influencia diretamente no desejo sexual, diminuindo a libido. Uma pessoa, antes ativa, começa a faltar o trabalho, suas atividades de lazer. Ou seja, a pessoa está tão mal que não se acha no direito de se divertir.
Muitos dos parentes e amigos do doente, por preconceito e falta de conhecimento, acabam por achar que é “frescura”, principalmente quando a depressão é existencial (quando parece não haver quaisquer motivos externos). Conselhos, broncas, só servem para agravar o problema, deixando o paciente ainda mais deprimido por sentir-se culpado com a situação. Ele quer sair dessa, mas simplesmente ele não é capaz!
Ninguém consegue viver em uma “frescura prolongada” por mais de duas semanas, sem nenhum tipo de diversão se não  estiver doente.
A diferença entre luto, depressão e frescura
O que essa pessoa precisa é de apoio e compreensão. Alguém que acredite quando ele fala que não consegue ter forças para se divertir. É levar a sério quando, mesmo linda, a mulher se diz feia. Não podemos esperar com que ela pare de ajeitar as sobrancelhas ou tomar banho (sinal de gravidade da doença).  Caso não tratada, a depressão pode culminar com um suicídio.
Antes de rotular o seu amigo ou parente como “fresco”, é melhor conhecer seus antecedentes, ouvir seus sentimentos e seus porquês. Sugira um psicólogo que avaliará a gravidade do problema. Se for mesmo depressão, ele encaminhará a um psiquiatra.
O nosso papel frente a um caso desses não é julgar e sim ajudar. Não precisamos entender as pessoas… Aceitá-las já é um grande passo e uma ajuda imensa. Precisamos colaborar para a reinclusão deles na sociedade. Eles relutarão, será dolorido, mas se quiserem colaborar para sair dessa, vão ceder.
É assim que sabemos quem são nossos verdadeiros amigos. No auge, todo mundo quer ficar ao nosso lado, mas poucos  tem coragem de nos tirar do fundo do poço.

Nenhum comentário: