sexta-feira, 20 de maio de 2011

Games de Outras Épocas - Parte 9






Tivesse eu que escolher apenas um jogo e levar para uma ilha deserta para passar o resto da vida, com certeza seria esse! O problema seria levar a enorme máquina do Arcade (risos). Mas valeria o sacrifício, pois Teenage Mutant Ninja Turtles é, simplesmente, um dos games mais divertidos de todos os tempos. Lançado em 1989, é um verdadeiro clássico do estilo Beat’em up – em que você sozinho ou com mais amigo(s) sai pelas ruas distribuindo porrada nos inimigos. Embalado pelo sucesso televisivo da série animada, no ar desde 1987, o jogo causou furor entre os gamemaníacos, que gastavam a mesada em fichas.



Inicialmente a Konami e seus distribuidores ofereceram dois tipos de máquinas aos fliperamas. Uma com dois controles, possibilitando aos jogadores escolher sua tartaruga preferida. A outra trazia quatro controles, cada um correspondente a um guerreiro (pela ordem: Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael). A qualidade gráfica e das vozes digitalizadas surpreendia para a época, dando um clima muito parecido com o do desenho. A missão era fácil, resgatar April e o Mestre Splinter das mãos do Destruidor e impedir que ele destruísse a Terra. No caminho, os soldadinhos coloridos com suas armas e monstros chefes, como os sempre presentes Bebop e Rocksteady, além de Krang. A pizza, refeição preferida das tartarugas, aparecia para salvar a barra de energia.


Um ano mais tarde, o jogo seria lançado para o NES (o popular Nintendinho 8-bits). Naturalmente, os gráficos e sons eram bem mais modestos. Em compensação, novos estágios foram adicionados, como a primeira parte da terceira fase e toda uma missão exclusiva na sexta. Além disso, várias passagens já conhecidas foram prolongadas, aumentando o desafio. Outro fato a se destacar é que esse foi o primeiro game doméstico da história a contar com patrocinador. A Pizza Hut aparece com várias inserções, além de adicionar cupons promocionais ao manual de instruções para quem comprava o cartucho.


Ainda sairiam versões para computadores domésticos e recentes adaptações para o Xbox Live Arcade. O game original para Arcade ainda viria como opção escondida em Teenage Mutant Ninja Turtles 2: Battle Nexus, jogo que possui versões em Xbox, PlayStation 2 e GameCube. Para a turma da velha guarda, permanece a lembrança das tardes esperando desocupar um controle nas máquinas para poder dar aquela jogada sem a qual o dia não podia terminar. Às vezes saía até briga com aqueles moleques chatos e cheiradores de cola que só apareciam para encher o saco. As verdadeiras pragas espalhadas por todos os fliperamas do Brasil. Mas hoje a gente lembra dando risada!

Nenhum comentário: