terça-feira, 19 de abril de 2011

Games de Outras Épocas - Parte 4



Fala a verdade. Em dias de stress, tem coisa que melhor que puxar o três-oitão e sair arrepiando os malacos? Lógico que na vida real a gente tem que se profissionalizar ou ser louco. Mas os games proporcionam algo parecido já há certo tempo. E falar em jogo de tiro para mim, é lembrar de Lethal Enforcers. Lançado em 1992 para os Arcades, a máquina vinha com duas pistolas com mira em infravermelho, fazendo com que os tiros fossem precisos na tela. Mas, é claro que aqueles moleques chatos que sempre ficam amolando nos fliperamas em qualquer lugar do país arrumavam um jeito de esculhambar com a ficha alheia, sujando a lente da pistola e fazendo com que os disparos saíssem totalmente fora do alvo. Aí dava vontade de partir pra ignorância.


No ano seguinte foram lançadas versões caseiras, para Super Nintendo, Mega Drive e Sega CD. Cada uma delas vinha com uma pistola (conhecida como Konami Justifier) acompanhando o cartucho. Para comprar outra, era preciso encomendar separadamente. Todas as adaptações foram fiéis, respeitando, é claro, as limitações dos consoles. E aí me vem à cabeça as lembranças de várias madrugadas varadas tentando terminar o jogo – fato que admito, nunca consegui. Uma dificuldade, que na verdade servia para o objetivo principal, que era tornar o game mais realista, era diferenciar os bandidos dos reféns e outros policiais. Do nada eles apareciam, às vezes servindo até mesmo como escudo dos bandidos. Aí era aquele malabarismo para não acertar um, o que custava vidas.

São cinco fases no total: O roubo do banco; Assalto na cidade chinesa; Seqüestro do avião, Traficantes no porto e Sabotagem na Fábrica Química. Você podia escolher a ordem seguida, mas o recomendável aos principiantes era seguir exatamente o roteiro proposto, pois o nível de dificuldade ia aumentando gradativamente. E realmente as duas primeiras eram molezinha, mas dali pra frente era uma ação frenética, daquelas que se o cara não se controla quebra tudo ao redor de raiva. Tiros vindo sabe-se lá de onde, fazendo com que o jogador praticamente atire sem olhar direito para a tela. E ainda tem que dar aquela recarregada na arma sempre.



Ainda rolariam duas sequências. Lethal Enforcers II: Gunfighters tinha como cenário o Velho Oeste. Anos mais tarde, o jogo japonês Seigi No Hero seria lançado no Ocidente como Lethal Enforcers III. Em 1997 uma compilação com os dois primeiros jogos sairia para o Playstation. Apesar de terem suas qualidades, o primeiro da série ainda é imbatível, embora mais simples.


Nenhum comentário: