terça-feira, 3 de maio de 2011

Games de Outras Épocas - Parte 7



A princípio pode parecer um jogo extremamente chato e bobo. Até porque a idéia não é lá das mais emocionantes mesmo, sendo mais voltado para o fator educação. Um disparate para aqueles que ligam seus videogames atrás de ação, tiroteio, obstáculos e afins. Porém, à medida que vai se descobrindo como utilizá-lo, Mario Paint se transforma em uma atração bem interessante. Lançado em 1992 (um ano mais tarde licenciado oficialmente no mercado nacional via Playtronic, representante brasileira da Nintendo), o game vinha acompanhado de um mouse e mousepad, novidade para os consoles domésticos, como o SNES.


Quem já tinha um computador e sabia mexer no famigerado e (pré-) histórico Paintbrush, já podia ter uma boa idéia do que veria de saída. Mas havia mais. Recursos como o Music Composer e alguns mini-games de passatempo, logo se tornaram febre. Aliás, o mecanismo de se fazer música até hoje é freqüentemente utilizado por muitos. Não são raros os exemplos de gamers exibindo seus trabalhos na net, como se pode conferir no Youtube. Alguns são realmente brilhantes, como você verá nos exemplos que postarei logo abaixo. E pode até parecer relativamente fácil quando se vê o resultado, mas é necessário um bom tempo para arrumar cada detalhe.

Hoje, Mario Paint é considerado um clássico dos 16-bits, assim como quase tudo que envolve o carismático encanador bigodudo e gorducho. E, sem dúvida, o personagem contribuiu muito para esse sucesso, pois seria bem mais difícil lançar essa nova proposta no mercado sem um protagonista de impacto para divulgar a idéia. Atualmente, há até um software na rede que resgata o compositor de músicas, o Mario Paint Composer, disponível aqui.

Mas vamos ao que interessa. Confiram duas maravilhas extremamente bem feitas através do game. Destaque especial para o primeiro vídeo, surpreendente.



Nenhum comentário: